Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz livro-CD sobre Robert Schumann

Compositor está no volume 14, que vai às bancas no próximo domingo (12)

CD traz 22 fragmentos de obras do alemão, inclusive de suas "Cenas Infantis, op. 15" e de suas sinfonias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Coleção Folha Música Clássica para Crianças chega no próximo domingo, dia 12, ao seu 14º volume, dedicado ao compositor alemão Robert Schumann.

Amanhã, dia 5, é a vez de outro compositor alemão, Richard Wagner.

Neste volume, os personagens Dó e Mi conhecem um pouco mais da vida e obra de Schumann, que nasceu em 8 de junho de 1810, na cidade de Zwickau.

De família humilde, porém dedicada à cultura --seu pai era editor-livreiro--, o jovem estudou direito e filosofia na Universidade de Leipzig, cidade natal de Wagner, antes de se dedicar só à música.

E foi com a filha de um de seus professores de música que o alemão se casou: Clara Wieck era uma pianista de talento, que se tornou conhecida na cena musical antes mesmo do marido. Juntos tiveram oito filhos.

Schumann, que, de criança, era apaixonado pela poesia, dedicou-se a escrever na idade adulta. Com amigos, fundou o "Neue Zeitschrift für Musik", jornal em que ele, sob três diferentes pseudônimos, era um dos que escreviam críticas sobre o trabalho de novos músicos.

O grande talento para a composição não garantiu a Schumann uma vida longa. Morreu jovem, aos 45 anos, internado em um sanatório.

O CD que acompanha o livro da Coleção traz 22 fragmentos de obras do alemão que podem embalar as brincadeiras das crianças.

Destacam-se trechos das "Cenas Infantis, op. 15", tocadas ao piano, com os sugestivos nomes, traduzidos livremente ao português, "De Terras e Povos Distantes", "Cabra-Cega", "Sonho" e "Á Lareira".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página