Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção exibe encontro do jazz com a bossa nova

Tom Jobim, Stan Getz, Astrud e João Gilberto estão no sexto livro-CD

'Getz/Gilberto' (1964), que traz 'The Girl from Ipanema', 'Corcovado' e 'Desafinado', rivalizou com Beatles nas paradas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Getz/Gilberto", álbum gravado em dois dias em março de 1963, em Nova York, está no volume seis da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 12.

O disco reúne uma turma boa: o cantor e violonista João Gilberto, o saxofonista Stan Getz e a cantora Astrud Gilberto, além do piano de Jobim. Ele também é responsável por seis das canções, incluindo "The Girl from Ipanema".

Além dela, também estão no disco "Desafinado", "Corcovado", "Só Danço Samba", "O Grande Amor" e "Vivo Sonhando", composições de Jobim com vários letristas.

O livro da Coleção, escrito pelo jornalista Carlos Calado, situa o álbum na carreira de Jobim e na evolução da própria bossa nova como movimento musical mundial.

O autor analisa, por exemplo, fatos que antecederam ao show "Bossa Nova (New Brazilian Jazz)", em 21 de novembro de 1962, no Carnegie Hall, de Nova York. É lembrada, por exemplo, a turnê "American Jazz Festival", de músicos norte-americanos pelo Brasil, em julho de 1961.

Depois do famoso show de Nova York, Jobim ficou nos Estados Unidos, onde a bossa nova ganhava destaque por causa do sucesso de "Desafinado", gravada por Stan Getz --que ganha um perfil no livro-- e do filme "Orfeu Negro", de Marcel Camus, baseado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes.

Lançado em 1964, "Getz/Gilberto" chegou ao segundo lugar da parada pop dos Estados Unidos --atrás apenas de "A Hard Day's Night", dos Beatles. Passou 96 semanas na lista dos mais vendidos.

O carro-chefe do disco, "The Girl from Ipanema", cantado só por Astrud Gilberto, foi número dois na lista de compactos mais vendidos, atrás, outra vez, dos Beatles, com "Yesterday".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página