Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Omara Portuondo e Buena Vista festejam noite cubana

Show comemora 15 anos de disco e filme que os projetaram fora de seu país

Segundo a cantora, sucessos do grupo como "Chan Chan" e "Dos Gardenias" estarão no repertório de hoje

THIAGO RAHAL MAURO DE SÃO PAULO

O show que o grupo Buena Vista Social Club e a cantora Omara Portuondo fazem hoje em São Paulo comemora o 15º aniversário de lançamento do disco de música tradicional cubana que levou o nome do grupo.

Famoso pelo documentário de 1999, dirigido pelo alemão Wim Wenders, o grupo vem sem vários de seus expoentes, já mortos, como o cantor Ibrahim Ferrer (1927-2005).

Capitaneada pela cantora Omara Portuondo, 82, membro da formação clássica, a banda deve executar sucessos como "Chan Chan", "Dos Gardenias" e "Murmullo".

"Quando gravamos o primeiro disco, nosso maior prazer era criar música com os amigos e sempre nos lembramos do clima amistoso da época em que lançamos o trabalho", disse a cantora em entrevista à Folha.

Além de Omara, lideram o Buena Vista músicos reconhecidos mundialmente como o trompetista Manuel "Guajiro" Mirabal, Barbarito Torres e o trombonista e diretor musical Jesús "Aguaje" Ramos.

Uma nova geração de músicos cubanos --como os cantores Carlos Calunga e Idania Valdes, o pianista Rolando Luna e, com seu avô no trompete, Guajirito Mirabal-- mostram que o documentário ajudou a formar novos musicistas cubanos.

"O filme ajudou não só a divulgar o Buena Vista Social Club como também a mostrar a música cubana para o mundo. Para mim, acima de tudo, serviu como inspiração para continuar cantando no grupo e também sozinha", disse Omara.

A cantora lembrou com carinho a parceria com a brasileira Maria Bethânia, em 2008. Naquele ano, elas gravaram juntas o CD e DVD "Omara Portuondo & Maria Bethânia Ao Vivo".

"Trabalhar com ela foi excepcional, principalmente porque amo a música brasileira. Adoro a harmonia, as linhas vocais, as músicas, as letras. Músicos como Chico Buarque e Carlinhos Brown estão entre os meus artistas prediletos."

Os últimos anos têm sido corridos para a orquestra, com apresentações em salas tradicionais como o Olympia, em Paris, o Royal Albert Hall, em Londres, o Palau de la Música Catalana, em Barcelona, e a Konzerthaus, em Viena, além dos festivais North Sea Jazz (Holanda) e Jazz Marciac (França).

No Brasil, a cantora promete animar os fãs com os clássicos da banda. "As músicas Chan Chan' e Dos Gardenias' estão entre as minhas favoritas. Por isso, os fãs podem esperar por elas nas apresentações."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página