Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz "Tide", disco de Jobim de 1970

Álbum que dá sequência a "Wave" (1967) teve arranjos de Eumir Deodato e vai às bancas no próximo domingo (26)

Além de inéditas, LP trazia versões instrumentais do sucesso "The Girl from Ipanema" e "Carinhoso"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Tide", disco de 1970, é o oitavo volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que vai às bancas no domingo, dia 26.

O álbum traz uma versão do sucesso "The Girl from Ipanema" e de "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro. Também registra a primeira gravação de "Tide", tema instrumental com variações da conhecida "Wave", gravada por Jobim três anos antes em álbum homônimo, lançado no volume cinco da Coleção.

Os arranjos de "Tide" são do pianista e tecladista Eumir Deodato, que ganha perfil no livro da Coleção escrito por Lucas Nobile, jornalista da Folha especializado em música brasileira.

Em 1964, Deodato havia gravado 12 temas de Jobim em "Inútil Paisagem". Com o LP, entrou no radar de Jobim, que assinou o texto da contracapa. Cinco anos depois, Jobim convidou-o para trabalhar no filme "O Mundo dos Aventureiros". Algumas das canções da trilha foram gravadas em "Tide", como "Sue Ann", "Caribe" e "Rockanalia".

O LP tem histórias de bastidores interessantes, reveladas no livro da Coleção, como uma jogada esperta do produtor Creed Taylor, que se preparava para deixar a A&M Records e lançar seu selo, o CTI.

À época, Jobim ainda devia lançar dois discos pela A&M; com isso, Taylor decidiu lançar o de "menor qualidade" pela A&M e guardar o de maior quilate para o CTI. Assim foi feito: considerado "menor", "Tide" saiu pela A&M e "Stone Flower", pelo CTI.

Se "Tide" não teve tanta repercussão na carreira de Jobim, abriu as portas para Deodato. Foi ele quem cuidou, depois, dos arranjos do segundo disco de Jobim com Frank Sinatra (1915-1998), em 1971.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página