Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival ascendente nos EUA acerta na escalação

Realizado no noroeste americano, Sasquatch tem atrações do rock ao hip hop

Evento que começa hoje terá shows de Arctic Monkeys, Tame Impala, Azealia Banks e The Lumineers

LÚCIO RIBEIRO COLUNISTA DA FOLHA, EM SEATTLE

Alternativa para os alternativos, começa hoje em Quincy, no Estado de Washington, no extremo noroeste dos EUA, o Sasquatch Festival, um dos eventos musicais que mais cresce em território americano, hoje em dia o país dos festivais.

Com um visual mais bonito que o do Coachella, uma escalação mais bem selecionada (do ponto de vista independente) que o Lollapalooza de Chicago, o Sasquatch Festival acontece até segunda (27), com quatro dias, quatro palcos e 127 atrações invadindo o feriado do Memorial Day, dedicado aos combatentes de guerra americanos.

Conhecido como o festival ianque mais "paz e amor" e de "boas vibrações" (isso desde bem antes de a maconha ser legalizada para uso recreativo no Estado), o Sasquatch acontece numa região que dista cerca de três horas de carro de Seattle e um pouco mais que isso de Portland (Oregon), duas das cidades indies mais vivas dos EUA.

As bandas tocam na cercania paradisíaca onde fica o Gorge Amphitheatre, área para eventos que tem como cenário o belo vale do rio Columbia, com seus desfiladeiros e gramados.

The Who e David Bowie já se apresentaram no lugar. O Lollapalooza, quando era itinerante nos anos 1990, passou por lá. E o Pearl Jam já lançou um disco ao vivo gravado no Gorge Amphitheatre.

ORIGEM

O Sasquatch começou em 2002 com um dia de duração e um elenco de atrações que não ia muito além de Jack Johnson, Ben Harper e um par de outros nomes pequenos.

Em fevereiro deste ano, uma semana depois de anunciar sua centenária lista de bandas, o festival esgotou seus cerca de 35 mil ingressos (tamanho indie perto dos 80 mil/dia do Coachella) em pouco mais de meia hora.

As atrações de 2013, carregadas de rock mas que também vão do eletrônico fino ao hip hop desbocado, estão encabeçadas por bandas que são consideradas "médias" em lista de outros grandes festivais americanos, como as locais The Postal Service e Macklemore & Ryan Lewis (dupla cada vez mais gigante na cena hip hop mundial), o indie-afro nova-iorquino do Vampire Weekend, o experimentalismo islandês do Sigur Rós e o folk britânico do Mumford & Sons.

Mas é no recheio que o Sasquatch brilha. O delicado grupo The XX, os veteranos Built to Spill e Elvis Costello, mais Tame Impala, Azealia Banks, Arctic Monkeys com músicas novas, Andrew Bird, The Lumineers, Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, Divine Fits, Devendra Banhart e Father John Misty estão entre as muitas atrações deste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página