Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amyr Klink compra casa da mãe do autor

DE SÃO PAULO

O casarão colonial onde cresceu a mãe de Thomas Mann, em Paraty, continua de pé e tem novo dono.

Ela foi comprada pelo navegador e empresário Amyr Klink, que já detinha terreno vizinho, onde instalou uma marina há 15 anos.

"Foi uma compra muito difícil, que gerou centenas de processos. Ganhei o último recurso há semanas", diz Klink à Folha.

O engenho Boa Vista, como se chamava a antiga propriedade do pai de Julia da Silva-Bruhns, o alemão Johann Bruhns, começou a ser reformado nos últimos dias.

Klink espera fazer no local, distante cerca de 10 km do sítio histórico de Paraty, um centro cultural e um restaurante, além de um alambique artesanal.

"Quero fazer um espaço voltado para a história de Paraty, não para a da família Mann", afirma Klink.

O navegador diz que já teve embates com o neto de Thomas Mann, Frido, que, segundo ele, "sempre agiu com muita arrogância, como se fosse dono do local".

Frido Mann, um dos autores de "Terra Mátria", tinha planos de criar no local um espaço dedicado à família Mann, a Casa Mann.

Por conta disso, veio pela primeira ao Brasil, em 1994, e participou da criação de uma associação cultural com esta missão.

Frido, que também recriou a casa da bisavó, e a cidade de Paraty (rebatizada como Porto Belo) no seu romance "Brasa" (inédito aqui), diz que desistiu: "Cansei da luta. Vou me dedicar a meus livros".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página