Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cartunista Ziraldo é hospitalizado em Frankfurt

'Foi só um truque para chamar a atenção', disse

MARCELO ALMEIDA DE SÃO PAULO DOS ENVIADOS A FRANKFURT

Em um dia sem alardes na programação cultural brasileira na Feira de Frankfurt, um mal-estar de Ziraldo, 80, que acabou hospitalizado, foi o tema dominante no pavilhão e no estande do país. O cartunista sentiu uma tontura e cancelou sua participação em mesa com o amigo Mauricio de Sousa, que aconteceria na tarde de ontem.

"Fui comprar remédio no ambulatório, o médico tirou a pressão e adotou os procedimentos para todo cardíaco. É aquele negócio, velho com pressão alta é uma merda", disse Ziraldo à Folha, por telefone, do hospital.

Embora ainda fosse ficar mais seis horas no hospital para um exame de dosagem de enzimas (uma maneira de diagnosticar infartos), Ziraldo minimizou a questão. "Foi só um truque para chamar a atenção, mostrar para todo mundo que estou aqui."

Como o artista já estivera hospitalizado no final de setembro, não poucos creditaram o problema de hoje a uma recaída decorrente da indignação que o duro discurso de abertura de Luiz Ruffato lhe causou --Ziraldo levantou aos berros de "o Brasil não é isso aí não" e saiu.

Até ontem, dois dias depois da abertura, Ruffato vinha sendo parado na feira por editores brasileiros indignados ou encantados com o discurso. Alguns chegaram a fazer ameaças, segundo escritores brasileiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página