Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Livro

Entrevistas jogam luz sobre escolhas de Stanley Kubrick

CÁSSIO STARLING CARLOS CRÍTICO DA FOLHA

Recluso, obsessivo, misantropo, maníaco por controle, gênio. Os adjetivos que costumam acompanhar o cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999) servem para justificar a parcimônia com que ele controlou suas exibições na imprensa.

Para os poucos entrevistadores que ganharam sua confiança, como o crítico francês Michel Ciment, o diretor foi generoso e intenso, sem ceder à mistificação.

O livro "Conversas com Kubrick" reúne entrevistas e artigos de Ciment e complementa a exposição e a retrospectiva de seus filmes, que começam amanhã para o público.

Como toda a iconografia do livro, que registra os bastidores das filmagens, os textos captam o lado interno do cinema, sua maquinaria, os momentos e escolhas que transformam-se em mágica ou mitologia.

Ciment, diretor de Redação da revista de cinema francesa "Positif" e entrevistador exímio, aborda Kubrick em três momentos, após os lançamentos dos filmes "Laranja Mecânica" (1971), "Barry Lyndon" (1975) e "O Iluminado" (1980).

Em vez de ceder ao deslumbramento, Ciment indaga a gênese dos filmes e questões que iluminam interesses temáticos e escolhas formais.

AVERSÃO

Sobretudo, não ignora o alerta de Kubrick sobre sua aversão a entrevistas: "A gente se sente sempre obrigado a fazer o resumo espiritual e brilhante de nossas intenções. Há críticos que fazem isso muito bem... No entanto, mesmo aí, nem sempre há relação com o que nós mesmos pensamos do filme".

Ciente dos limites da noção de "autor", Ciment amplia as conversas com diversos participantes do processo de criação que agregam cumplicidade ou atritos à falsa homogeneidade do artista gênio.

E não economiza sua abordagem como intérprete, com ensaios em que a obra ganha outras relações, adquire novos sentidos ao transitar entre a tela e a plateia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página