Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Decoração no estilo pop incorpora a publicidade

Coleção Folha mostra projetos em 5º volume

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um relógio de ponteiros enormes, uma ilustração homoerótica do artista Tom of Finland, latas de sopa e garrafas de uísque gigantes espalhadas sobre os móveis e no chão da sala. Todos estão em uma das casas de estilo pop do quinto volume da Coleção Folha Design de Interiores, 'Pop', que vai às bancas no domingo, dia 10.

Os cinco projetos apresentados bebem da fonte da pop art --de artistas como Andy Warhol, Claes Oldenburg e Roy Lichtenstein-- e mostram que os limites para a cor e a criação, se existem, são facilmente contornáveis.

Em alguns casos, as referências aos artistas do movimento são mais diretas. Elementos da cultura de massa como a garrafa de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell's e brinquedos de plástico aparecem na composição dos ambientes.

Em outros, o pop marca presença de maneira mais filtrada. São as cores fluorescentes que aparecem em paredes, estantes e objetos, ao lado de elementos da vida urbana levados aos interiores domésticos, como anúncios publicitários, letreiros de neon, fliperamas, mesas de pebolim e jukeboxes.

Merece destaque o uso da linguagem da indústria de comunicação de massa. Gibis, publicidade, brinquedos, música e cinema dominam os ambientes. Um exagero? Não numa casa pop.

A Coleção Folha tem 20 volumes, cada um voltado a um estilo de decoração.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página