Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Clássicos' lembra bicentenário de Verdi com exibição de 'Otello'

Gravação da ópera foi feita no Festival de Salzburgo, em 2008

DE SÃO PAULO

Em homenagem ao bicentenário de Giuseppe Verdi (1813-1901), o programa "Clássicos", da TV Cultura, exibe hoje "Otello", ópera do compositor italiano com libreto baseado na peça de Shakespeare "Otelo, o Mouro de Veneza".

A montagem foi filmada no Festival de Salzburgo, na Áustria, em 2008. O evento, tradicional na cidade natal de Mozart, é um dos mais disputados por entusiastas da música clássica.

O maestro italiano Riccardo Muti é quem conduz a Filarmônica de Viena em "Otello". O time de solistas é composto por Aleksandrs Antonenko (Otello), Marina Poplavskaya (Desdemona), Carlos Alvarez (Iago), Barbara di Castri (Emilia) e Stephen Costello (Cassio). A direção cênica é do inglês Stephen Langridge.

Ambientada no Chipre, no século 15, a ópera em quatro atos --com libreto de Arrigo Boito-- conta a história do governador local e general do exército Otello, que resolve vingar-se da mulher, Desdemona, convencido da mentira criada pelo oficial Iago, de que ela o traiu com Cassio, também do exército.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página