Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Encontros motivados por troca de cartas dão origem a instalação

Projeto da encenadora Christiane Jatahy filma histórias de gente que escolheu morar em SP

ÚRSULA PASSOS DE SÃO PAULO

Com vídeos de encontros gerados por troca de correspondência entre estranhos, a encenadora Christiane Jatahy montou a instalação audiovisual "Utopia.doc".

As cartas foram escritas por pessoas que moram em São Paulo. Convidadas por Jatahy, elas responderam a sete perguntas sobre suas histórias de vida e suas utopias.

Dentre a cartas recebidas, foram escolhidas dez. Os autores são pessoas que saíram da terra natal para morar na capital paulista.

Cada um recebeu a carta de outra pessoa e respondeu ao remetente. A resposta foi entregue pessoalmente: seu autor visitou a casa de quem havia lhe mandado a carta acompanhado por Jatahy, três atrizes e a equipe que gravou o encontro.

Assim, uma atriz francesa, que escreveu contando sobre sua varanda com tomates e manjericão, foi visitada pelo bailarino mineiro que havia lido sua carta. A atriz, por sua vez, recebeu a carta de um inglês e foi visitá-lo em casa.

Já o inglês leu o relato de um refugiado do Congo, que, por ainda não ter casa, marcou o encontrou em um parque da cidade.

O projeto faz parte de uma pesquisa para montagem da peça "E Se Elas Fossem para Moscou?", baseada no texto "As Três Irmãs", do russo Tchékhov.

As atrizes que participaram dos encontros serão as protagonistas.

"Em Tchékhov, as irmãs idealizam Moscou, elas estão em um lugar mas querem estar em outro. Queríamos saber de onde vem esse desejo de mudança", conta Jatahy.

A instalação tem dez telas mostrando cada encontro e uma décima primeira com a edição dos vídeos feitos São Paulo e dos encontros realizados anteriormente em Paris e Frankfurt. "Em todos os casos há o desejo de borrar as fronteiras", diz Jatahy.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página