Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mario Sergio Conti estreia como novo colunista da Folha

Jornalista passa a assinar coluna mensal às sextas na 'Ilustrada'; cultura será seu tema

DE SÃO PAULO

O jornalista Mario Sergio Conti integrará a partir de amanhã a equipe de colunistas da "Ilustrada". Sua coluna será publicada mensalmente no caderno, às sextas.

Conti foi apresentador do programa "Roda Viva", na TV Cultura, repórter da Folha, editor do "Jornal do Brasil" e diretor de Redação da revista "Veja". Atualmente assina uma coluna no jornal "O Globo" e trabalha como repórter na revista "piauí".

Escreveu "Notícias do Planalto" (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Jabuti de reportagem em 2000.

O livro, sobre vínculos entre imprensa e poder no governo Collor, tornou-se referência no âmbito dos estudos do jornalismo no Brasil.

Conti afirma que, em princípio, não terá a política como seu tema principal.

"Escreverei sobre a atualidade e vou tentar ater-me ao ambiente da cultura. O leitor da Folha está acostumado a certos temas, compreende bem a ironia, tem uma densidade cultural bem estabelecida. É um leitor mais intelectualizado", afirma.

O novo colunista, porém, entende que a cultura pode ter alguma penetração na política. Menciona as manifestações de junho como exemplo em que as duas esferas, a cultural e a política, se tocam.

Em suas passagens pela Folha, Conti escreveu sobre os universos erudito e popular, às vezes reunidos em um só texto. Na capa de 12/1/1982 da "Ilustrada", por exemplo, amarrava o poema "A Morte da Baleia", de Affonso Romano de Sant'Anna, e uma canção de Roberto Carlos, lançados na época, com mitologias e escritos literários.

"O difícil foi quando eu era crítico de cinema. Colecionei inimigos a granel", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página