Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

James Blunt lança quarto disco e ataca críticas com humor

Marcado pelo hit 'You're Beautiful', músico usa rede social para rir do estigma de ser autor de um só sucesso

No novo álbum, 'Moon Landing', britânico homenageia Whitney Houston e mostra também faixas alegres

GIULIANA DE TOLEDO DE SÃO PAULO

Após mais de 17 milhões de cópias vendidas por seus três primeiros discos, que lhe renderam três turnês mundiais, o que o cantor e compositor inglês James Blunt, 39, mais quer é trabalhar como se fosse ainda um cantor indie.

Em termos, é claro, porque agora sua plateia está lotada, e o hit "You're Beautiful", que o fez globalmente famoso em 2005, segue firme no repertório dos shows. "Eu não teria por que não gostar dessa música. Foi a canção com que comecei minha carreira, e se não toco o público fica chateado", justifica ele ao ouvir a pergunta "feita por todos".

Para gravar "Moon Landing", quarto álbum da carreira, lançado no início deste mês, Blunt brincou de voltar a ser o ex-oficial do Exército britânico que fez um disco com orçamento apertado.

Por quase um ano, deixou sua vida no badalado balneário de Ibiza para gravar em Los Angeles com o produtor Tom Rothrock, que fez seus dois primeiros discos.

"Esse é o álbum que eu provavelmente teria gravado se Back to Bedlam' [o primeiro, de 2004] não tivesse vendido nada", diz ele à Folha, em entrevista por telefone, de Londres. "Havia tempo que eu não fazia isso: escrever canções pensando no que precisava dizer e não no que meu público gostaria de ouvir."

As letras melancólicas com refrões em falsete ainda estão lá --a morte trágica de Whitney Houston é inclusive lembrada em "Miss America"--, mas Blunt mostra agora também canções ensolaradas como "Bonfire Heart".

A música, o primeiro single do álbum, já saiu chamando atenção: por acidente da gravadora, segundo Blunt, foi enviada para diversas listas de e-mail em julho deste ano.

A tecnologia, aliás, tem lhe favorecido. Em sua conta pessoal no Twitter, nos últimos tempos, o cantor deixou de lado o bom-mocismo das letras e passou a atacar com humor as críticas que recebe.

Responde diretamente a tweets que o provocam. Em sua descrição, ele crava a piada que mais ouve: "1 Big Hit" (um grande hit), em referência a "You're Beautiful".

Blunt, que já esteve por duas vezes no Brasil, em 2009 e 2012, planeja passar novamente pelo país na próxima turnê, ainda sem data definida. "Estar aí foi absolutamente a experiência mais incrível da minha vida", conta ele, que encerra a entrevista com um "obrigado" e diz ter se encantado pela "paixão das pessoas pela música".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página