Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica comédia

Velhice conduz combinação eficiente de riso e gravidade

Abordagem tragicômica dá leveza a produção sobre reencontro de amigos

CÁSSIO STARLING CARLOS CRÍTICO DA FOLHA

Tanta gente reclama que Hollywood só faz filmes de ação barulhentos para jovens assistirem enquanto falam ao celular que, atenta ao mercado, a indústria passou a produzir para outro público regular: os mais velhos.

A piada do título original, "Last Vegas", se perde na tradução para "Última Viagem a Vegas", mas a comédia garante risadas para encher um bom par de horas.

Os setentões Robert De Niro e Morgan Freeman e os quase lá Michael Douglas e Kevin Kline se reencontram para uma despedida de solteiro em Las Vegas.

Eles se conheceram na infância, nos anos 1950, no Brooklyn, cada um seguiu um destino e, cinco décadas depois, o reencontro traz as marcas do passado e os renova para o presente e o futuro.

Douglas, na pele de um tigrão, vai se casar com uma jovem de menos da metade de sua idade e convence o time a se reunir para comemorar.

Para garantir a diversidade de tipos, De Niro interpreta um viúvo depressivo, Freeman faz o homem com problemas de saúde, enquanto Kline vive o entediado que fantasia uma aventura turbinada com Viagra.

De cara, encantam-se com Diana, ex-advogada que se libertou de uma vida vulgar e foi viver o sonho de cantar. No papel, a sessentona Mary Steenburgen para o trânsito.

Divulgado como uma mistura de "Se Beber, Não Case!" e "Antes de Partir", a comédia equilibra humor picante e toques de sentimento, como um bom coquetel que desce macio e não sobe rápido.

Seu principal ponto de apoio, óbvio, está no elenco de grandes atores, em que todos têm o mesmo espaço.

O roteiro de Dan Fogelman (o mesmo do ótimo "Amor a Toda Prova") oferece um material que combina riso e gravidade, o que permite aos personagens encorparem e serem mais que caricaturas.

A abordagem tragicômica do envelhecimento tira o excesso de peso que filmes recentes, como "Amor", de Michael Haneke, deram ao tema. As questões concretas relacionadas a corpo e emoções estão lá, mas de um modo que não dá vontade de sair do cinema e entrar no cemitério.

ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS
DIREÇÃO Jon Turteltaub
PRODUÇÃO EUA, 2013
ONDE Jardim Sul UCI e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página