Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Samba na Gamboa' comemora o centenário do cantor Jamelão

Nelson Sargento e Jamelão Netto relembram músicas da carreira

DE SÃO PAULO

Para celebrar o centenário do cantor Jamelão, que por mais de 50 anos puxou os sambas-enredo da Estação Primeira de Mangueira, o "Samba na Gamboa", da TV Brasil, faz uma edição especial com a participação dos músicos Nelson Sargento e Jamelão Netto. A atração, que vai ao ar às 22h30, é comandada por Diogo Nogueira.

No programa de hoje, Sargento, 89 anos, conta que conheceu Jamelão na quadra da Mangueira. "Nossa amizade se desenvolveu a partir de uma vez que em ele me emprestou um violão que ficou comigo mais de cinco anos", diverte-se o artista, que entrou para o time de compositores da escola em 1947.

José Bispo dos Santos, o Jamelão, tornou-se a voz principal da agremiação carioca nos anos 1950. Mas odiava ser chamado de "puxador" e exigia que o tratassem como "intérprete". "Puxador é quem fuma maconha ou rouba carro", dizia.

Jamelão Netto, que também é sambista, apresenta com Sargento e Nogueira algumas canções famosas da carreira de seu avô, como "Linguagem do Morro", "Cântico à Natureza" e "Cem Anos de Liberdade".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página