Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha mostra inspiração e detalhes do estilo campestre

Livro reúne cinco projetos arquitetônicos nos quais predominam madeira e cores quentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A casa campestre está no volume 13 da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no próximo domingo, dia 5. As residências do estilo reúnem ambientes discretos para cultivar o ócio, imersos em cenários naturais distantes da agitação urbana.

A inspiração vem de longe. Desde a antiguidade romana, as villas ("casas de campo") já tinham seu lugar, que mantêm até a atualidade, como demonstram os cinco projetos apresentados neste livro da coleção.

É o caso da residência que abre o volume, do designer de joias Antonio Bernardo, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Madeira aparente na construção e no mobiliário de Sérgio Rodrigues conversam com o relevo acidentado do terreno, plenamente integrado ao espaço da casa.

Nos demais projetos, no interior italiano, elementos muito característicos aparecem: pórticos, galerias vazadas, varandas, terraços, caminhos descobertos, pátios.

Eles vêm para criar continuidade entre dentro e fora, entre a parte da casa e a natureza no seu exterior.

Nos interiores, predominam cores quentes, madeira maciça, ferro forjado, tecidos e decoração floral.

Piso em terracota, paredes de tijolo e tetos com vigas de madeira aparentes trazem aconchego.

Acessórios são muito importantes. Lustres vintage, ferros de passar antigos e panelas de cobre penduradas ajudam a definir o estilo. Os detalhes são essenciais para compor essa alternativa ""ou refúgio"" à vida nas cidades.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página