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Crítica ação

Série 'A Teia' faz aproximação mal-ajambrada com o cinema

Novo seriado da Globo reproduz clichês em história previsível

INÁCIO ARAUJO DO CRÍTICO DA FOLHA

Se "A Teia", a série em dez capítulos que estreou na terça-feira, é a maneira que a Globo encontrou de desenvolver um trabalho "cinematográfico", convém verificar, primeiro, o que pode ser "cinematográfico" em tudo isso.

A julgar pela estreia, trata-se de um produto em que as cenas noturnas são de um pretume que mal deixa ver o rosto dos atores; em que a câmera não para; em que não se entende metade do que falam os protagonistas.

À parte isso, a concepção básica desenvolvida é a de um filme-padrão do Telecine Action: algo tem de estar sempre acontecendo. E esse algo será de preferência um clichê secular do filme de ação.

Com isso, logo de cara vemos (ou quase isso) o seguinte: um carro-forte, chegando a uma cancela de pedágio, arremete contra ela e passa em alta velocidade. Policiais atiram, sirenes tocam, carros saem atrás do carro-forte, bandidos riem dentro do carro-forte, a perseguição se intensifica, e o carro-forte acaba caindo numa ribanceira.

INUSITADO

Mas o espetáculo não pode parar. Há mais ação (em flashback), agora no aeroporto de Brasília: o momento em que um grupo de bandidos invade a pista e rouba uma quantidade absurda de ouro.

Trata-se aqui de enfatizar o inusitado. O "nunca foi visto antes". O que é uma meia verdade. Ações desse tipo, de aeroportos e similares, já foram feitas às pencas. No aeroporto de Brasília é que talvez não. Num aeroporto brasileiro é que talvez não.

Esse detalhe, porém, não introduz nenhuma alteração de substância naquilo que os espectadores têm visto por mais de um século: o que é dado a ver é o clichê, aquilo que se espera, que se sabe vai acontecer. E acontece.

O primeiro capítulo segue mais ou menos nesse ritmo. Quando se detém, é para um exercício de paisagismo na Chapada dos Guimarães, a poder de helicóptero.

Talvez no afã de captar espectadores, o capítulo inicial mal permite entrever quem são os personagens, suas forças e fraquezas, virtudes e defeitos. O centro de tudo é mostrar produção, criar "espetáculo", seduzir pela sucessão de acontecimentos.

Mas esses acontecimentos todos, vamos convir, encontramos feitos com mais brio e modéstia nos filmes de Chuck Norris e similares. Talvez os próximos capítulos tragam uma evolução mais digna daquilo que o canal já fez.

Por ora, "A Teia" se apresenta como uma aproximação mal-ajambrada com "o cinematográfico", que, presume-se ao fim do episódio um, consiste em gastar um monte de dinheiro sem critério algum (o que não é de todo errado, sobretudo se pensamos no cinema "industrial" brasileiro).

NA TV
A Teia
QUANDO às terças, após o "BBB"
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


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