Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Série de comédia 'Doce de Mãe' mostra 'octogenária adolescente'

Premiada no Emmy, produção tem estreia antecipada na Globo

ISABELLE MOREIRA LIMA

Apesar dos 84 anos, Fernanda Montenegro é uma adolescente. Quem constata é o diretor Jorge Furtado, de "Doce de Mãe", protagonizado pela atriz. A série estreia hoje na TV Globo.

Se Fernanda não tivesse aceito o papel de dona Picucha, o seriado não existiria. "Só tinha sentido com ela."

"Doce de Mãe" conta a história de uma octogenária vivaz que passa a viver sozinha e de como seus filhos reagem sobre a nova realidade. No elenco, há nomes como Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele e Marco Ricca, além de participações especiais.

A produção, que foi feita pela Globo em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre, sempre foi imaginada como seriado, mas nasceu de um telefilme usado para testar o gosto do público. Programada para abril, foi antecipada em três meses dado o grande sucesso de seu piloto. Vai ao ar antes mesmo de ter suas gravações concluídas --há ainda um mês de trabalho, em Porto Alegre.

Pela personagem de Dona Picucha, Fernanda ganhou o Emmy Internacional de melhor atriz, premiação mais importante da televisão.

Na reprise em dezembro, o telefilme alcançou 18 pontos no Ibope (cada ponto corresponde a 65 mil domicílios na Grande São Paulo), acima do que registra a novela "Além do Horizonte". "Fiquei surpreso. Com o bom resultado, eles [a emissora] perceberam que era um produto popular", diz Furtado.

Para ele, histórias como a de "Doce de Mãe", que misturam comédia a momentos tristes, são raras na TV, que ou aposta no humor rasgado ou em temas como sexo, violência, drama e aventura.

"É difícil achar a medida certa porque é muito próximo da gente. O grande desafio é manter a linha tênue entre o humor e a realidade", diz o ator Marco Ricca, um dos filhos de dona Picucha.

"O que nos motivou a fazer o projeto foi a realidade do personagem. Todo mundo tem uma mãe, avó, tia que não sabe o que fazer."

E Picucha, independente e serelepe, ao que tudo indica compartilha de características de sua intérprete. "Vamos gravar uma cena em que ela desmaia. Cobri o chão de colchões porque tenho certeza que ela vai se atirar. Ela é mais jovem que eu. O que não sabe é o que vai ser quando crescer", diz Furtado, 54, 30 anos a menos que Fernanda.

NA TV
'Doce de Mãe'
estreia da série
QUANDO hoje, às 23h25, na Globo
CLASSIFICAÇÃO não informada


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página