Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Canais de TV estrangeiros exploram cozinha brasileira em novos programas

DE SÃO PAULO

Depois que chefs brasileiros ganharam fama mundial ao entrar em rankings de melhores do mundo, chegou a vez de a cozinha brasileira tentar uma abordagem mais popular no exterior. O meio escolhido para a conquista de territórios foi a TV.

A britânica BBC, o TLC, da norte-americana Discovery, e a franco-alemã Arte encomendaram programas sobre o tema capitaneados por duas cozinheiras brasileiras.

A chef Bel Coelho comanda uma empreitada dupla: de uma vez só, gravou imagens para o programa do canal educativo europeu, que fez a encomenda de olho no interesse gerado pelo país com a Copa do Mundo, e para o TLC, que exibirá sua versão no Brasil e em países latinos.

No Arte, o programa se chamará "L'Assiette Brésilienne" e vai ao ar em horário nobre em junho. No TLC, "Receita de Viagem com Bel Coelho" será exibido em 2015.

Tudo foi gravado duas vezes. "O texto é diferente, o tipo de imagem também. O Arte é mais cinema de arte', o Discovery é mais rápido e descontraído", diz a chef.

Por um ano, ela viajou o país para visitar mercados, restaurantes, casas de família, tribos indígenas e festas.

Já a BBC optou pelo clássico formato compras-cozinha-refeição em seu "Brazil Cookbook", que estreia hoje.

Esta é a primeira coprodução brasileira do canal inglês, que tem mais de 50 anos de tradição em gastronomia e contou com nomes como Jamie Oliver e Nigella Lawson.

Segundo Gareth Williams, diretor da BBC para a América Latina, o interesse pelo Brasil como tema para o programa aumentou com a realização da Copa do Mundo.

"Tem tudo a ver com isso. O Brasil é o lugar excitante para se estar hoje. E nós queremos celebrá-lo de um jeito diferente", diz.

Para Letícia Massula, que apresenta o programa, a experiência foi uma espécie de "Big Brother" pessoal. Ela abriu a casa por mais de um mês para gravar os 24 programas da primeira temporada.

Os episódios de "Brazil Cookbook" são separados por regiões e temas. Há, por exemplo, um sobre festa infantil, em que Letícia fala sobre guloseimas como brigadeiro e coxinha, um sobre churrasco, em que destaca o Rio Grande do Sul, e um sobre cozinha baiana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página