Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica ação

'Caçadores de Obras-Primas' fica aquém da capacidade de Clooney

(IA) DO CRÍTICO DA FOLHA

Ah, a arte... É o território em que todos nos reconhecemos. Nada a ver com a política e suas sujeiras, nem com os negócios e sua ganância. A arte é pura. Eis aquilo de que os experts de "Caçadores de Obras-Primas" pretendem nos convencer: a arte está acima da guerra.

Quem poderia mexer nesse território sagrado? Hitler, é claro. Não que outros não o tenham feito antes.

Nem por isso a empreitada dos sábios liderados por George Clooney pode ser considerada indecente. O que o filme camufla é que se trata, sim, de uma operação de guerra. E não por acaso os oito especialistas se alistam no exército e vão para a Europa.

No grupo de caçadores há de tudo: os mais velhos e os mais moços, os bonitões e os nem tanto, os engraçados e os sérios. Não é preciso ir longe para notar que Clooney entra no território do "filmão": ele é quem dirige essa produção divertida, impessoal e com um fundo, digamos, sério.

E esse fundo, à parte as tiradas filosóficas, é um "mcguffin" como qualquer outro, para usar a expressão de Hitchcock. Se em vez de obras buscassem segredos científicos roubados por nazistas, nada mudaria profundamente.

"Caçadores" depende muito de certas situações (e atuações). Para vencer a inércia do filme de aventura de guerra, depende de algumas sequências felizes, que fazem o espectador saltar na poltrona.

Uma delas: quando encontram um tesouro na bucólica casa de um nazista. Outra: aquela em que Bill Murray salva uma situação com um jovem soldado alemão ao fazer uma pose de John Wayne.

A vencedora são as convenções do filme de guerra, como o velho heroísmo e a separação entre os bons e os maus. É um filme que se deixa ver. Mas é muito menos do que se esperaria daquilo que Clooney, aqui ator e corroteirista, já esboçou até agora.

CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS
DIREÇÃO George Clooney
PRODUÇÃO EUA/Alemanha, 2014
ONDE Kinoplex V. Olímpia e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página