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Crítica Drama

Irmãos Coen criam seu próprio Bob Dylan

'Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum' se sustenta só sobre seu protagonista e um fiapo de trama

PEDRO BUTCHER COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Diante dos filmes dos irmãos Coen, a crítica costuma se dividir entre aqueles que os consideram autores cínicos, que desprezam seus próprios personagens, e os que veem jornadas não convencionais conduzidas por anti-heróis, marcadas por um humor profundamente judaico.

Qualquer que seja a facção, no entanto, é difícil negar que os Coen têm construído uma obra de rara solidez, com filmes de assinatura facilmente reconhecível mas, também, em eterno movimento.

Em vários sentidos, "Inside Llewyn Davis" é um passo original, um desafio imposto pelos diretores/autores à sua própria trajetória.

Nesses tempos de supervalorização dos roteiros fundamentados na trama e na jornada do herói, os Coen realizaram um filme com um fiapo de trama e radicalmente concentrado em seu protagonista --possivelmente um dos mais difíceis anti-heróis a serem retratados em um filme.

Llewyn Davis é um homem de forte tendência autodestrutiva, aquela figura agradável e doce que subitamente se transforma num monstro, pronto para estragar a festa. Davis é também um artista --um músico, que, como tantos, tem problemas com o sucesso. Sempre que essa possibilidade se avizinha, ele trata de arrumar uma forma de afastá-la de vez.

"Inside Llewyn Davis", portanto, é um estudo de personagem, e não por acaso um dos acertos do filme é a escolha de uma não-estrela, o ator Oscar Isaac (com seu olhar que desperta compaixão), para viver o protagonista.

O roteiro não segue cartilhas, dividindo-se em duas etapas claras: a primeira, uma recriação da cena folk do bairro de Greenwich Village, em Nova York, no começo dos anos 1960 (de onde saiu Bob Dylan); a segunda, um bizarro filme de estrada em que Davis viaja na companhia de um velho homem de jazz de Nova Orleans e um motorista calado.

Nessa segunda parte, os Coen mostram que não estão para brincadeira, invertendo de forma extremamente original a estrutura do "road movie" e suas noções de "rota principal" e "desvios". No fim da estrada, sinto informar, não há redenção possível. Para Davis --e para desconforto do público-- o sucesso não virá. O que talvez explique a presença tímida do filme na próxima cerimônia do Oscar.

INSIDE LLEWYN DAVIS - BALADA DE UM HOMEM COMUM
DIREÇÃO Ethan Coen e Joel Coen
PRODUÇÃO EUA/França, 2013
ONDE Playarte Bristol e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO ótimo


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