Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

A ÚLTIMA VOZ
O STF (Supremo Tribunal Federal) decide nas próximas semanas se a Justiça Militar pode julgar civis que desacatam soldados do Exército quando eles exercem a função de patrulhar vias e espaços públicos.

NA COPA
O caso seria julgado por uma das turmas da corte, mas, dada a importância do tema, foi remetido ao plenário. A decisão terá impacto na Copa, já que o Exército, por determinação da presidente Dilma Rousseff, poderá tomar as ruas para conter protestos, atuando na segurança do evento. Os militares defendem que estarão mais resguardados se puderem processar civis que eventualmente os agredirem.

SOCOS E PONTAPÉS
No processo, a Defensoria Pública da União pede habeas corpus para evitar que um jovem do Rio de Janeiro seja processado por tribunal militar. Ele foi abordado por soldados que faziam parte da operação de "pacificação" do Complexo do Alemão, em 2011. Teria fugido e depois agredido um deles.

EM GRUPO
O ministro Ricardo Lewandowski, que relatou o caso, acolheu o pedido da Defensoria. Invocou decisão anterior de Celso de Mello, de que o policiamento é atividade típica de segurança pública e que civis não podem ser julgados por militares em tempo de paz. O ministro Gilmar Mendes defendeu que civis sejam julgados por um juiz auditor --mas na própria Justiça Militar. A ministra Cármen Lúcia então propôs que a questão fosse encaminhada ao colegiado.

RESERVA
Ainda o STF (Supremo Tribunal Federal): o ministro Dias Toffoli se casou com a advogada Roberta Rangel.

A cerimônia reuniu apenas alguns familiares e amigos muito íntimos.

SEMENTE
Lula carregou o senador Blairo Maggi (PR-MT), maior produtor de soja do mundo, para a viagem a Cuba. De acordo com a assessoria do parlamentar, o convite foi feito pelo instituto do ex-presidente. E os dois teriam viajado em avião alugado da Líder Táxi Aéreo --e não num jato particular de Maggi, como noticiado no Estado do senador.

SEMENTE 2
Lula convidou também o ex-ministro Silas Rondeau, de Minas e Energia, para falar sobre o tema em Havana.

NO PEITO
Cristiano Burlan, diretor do documentário "Mataram meu Irmão", fez um discurso de protesto anteontem, ao ganhar a categoria cinema no Prêmio Governador do Estado para a Cultura (veja fotos do evento acima). "Ironicamente, estou aqui recebendo um prêmio do governador do Estado, mas foi a polícia que matou meu irmão", disse, aproveitando a presença de Geraldo Alckmin. Foi ovacionado de pé pela plateia.

NA PAREDE
A exposição "Volpi - A Emoção da Cor" será aberta em 27 de março na galeria Almeida e Dale, em comemoração ao 70º aniversário da primeira mostra individual de Alfredo Volpi. Com curadoria de Denise Mattar, serão apresentadas 80 obras de diferentes fases do artista, dos anos 1920 a 1970. Algumas delas são de coleções particulares e, por isso, nunca foram exibidas ao público.

ENQUADRADO
O Masp dará, pela primeira vez, um curso sobre histórias em quadrinhos. As aulas começam em 11 de março, duram dois meses e abordam a história da linguagem desde as pinturas nas cavernas até os romances gráficos vendidos hoje em livrarias. Serão ministradas pelos quadrinistas Victor Gáspari Canela e Luis Aranguri, da revista "Antílope".

TESOURA CARIOCA
O cabeleireiro Neandro Ferreira --responsável pelos cortes do elenco da série "Tapas & Beijos" e da próxima novela das seis da Globo-- começa a atender em um salão em SP, após 20 anos no Rio. Entre as famosas que passaram por sua cadeira estão a cantora islandesa Björk e as atrizes Patricia Pillar e Fernanda Torres.

E O PRÊMIO VAI PARA...
A artista plástica Tomie Ohtake foi a homenageada no Prêmio Governador do Estado para a Cultura, anteontem, no Theatro São Pedro. A cineasta Tata Amaral e a cantora Ná Ozetti venceram nas categorias cinema, pelo voto popular, e música, pelo voto do júri, respectivamente. O fotógrafo German Lorca, o dramaturgo Antunes Filho e a diretora Lina Chamie, que também concorriam, assistiram à cerimônia.

RODA DE SAMBA
A 1ª princesa do Carnaval de SP, Mayara Santos, participou da comemoração dos 40 anos da Banda Redonda, anteontem, no centro. Os foliões também celebraram o aniversário de 80 anos do general Carlão, um dos fundadores do bloco. O apresentador Chico Pinheiro foi um dos convidados para a festa, que também contou com a participação do jornalista Audálio Dantas e de Paulo Inglês.

CURTO-CIRCUITO

Anitta canta hoje na Brook's SP, às 23h. 18 anos.

André Sturm, Rosana Paulo da Cunha e os irmãos Campana recebem condecoração do governo da França, hoje, nos Jardins.

A ONG Hopet, de proteção animal, faz sessão beneficente de "RoboCop", hoje, às 20h, no shopping Pátio Paulista. Ingressos a R$ 80.

A peça "Obsessão" é atração hoje no Itaú Cultural, às 20h. Grátis. 14 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página