Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maior disputa da década opõe velho a novo cinema

É a primeira vez em dez anos que as apostas estão diluídas em cinco filmes

Competem neste ano a Hollywood moderna, a receita tradicional e temas de importância social, como o racismo

GUILHERME GENESTRETI DE SÃO PAULO

Na madrugada, quando o bordão "E o Oscar vai para..." for anunciado na categoria principal, cinco filmes estarão concorrendo em pé de igualdade. Esta é a edição mais disputada e imprevisível da premiação nos últimos dez anos.

Nenhum favorito saiu consagrado nas premiações dos sindicatos --os termômetros mais confiáveis para prever o vencedor do Oscar por serem concedidos por muitos dos membros da Academia.

O drama histórico "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen, dividiu com o blockbuster espacial "Gravidade", de Alfonso Cuarón, o prêmio do sindicato dos produtores --empate inédito na história da entidade.

O sindicato de atores premiou "Trapaça", de David O. Russell. O longa faturou na categoria de melhor elenco, o equivalente a melhor filme na associação.

O sindicato de diretores deu a estatueta a "Gravidade". Já a agremiação de roteiristas agraciou outros dois concorrentes: "Ela", de Spike Jonze (roteiro original) e "Capitão Phillips", de Paul Greengrass (roteiro adaptado).

Nas edições anteriores, os sindicatos haviam sido mais uniformes. "Argo", de Ben Affleck, faturou todos os prêmios das associações, salvo o de roteiro original, e ganhou a estatueta no ano passado.

"É provavelmente a disputa mais acirrada dos últimos tempos", diz a crítica Susan Wloszczyna, dos sites "Roger Ebert.com" e "IndieWire".

Os mais cotados, segundo ela, são "12 Anos...", "Gravidade" e "Trapaça". "Cada um tem seus apoios. Trapaça' pelo trabalho dos atores, Gravidade' pelo aspecto técnico, e 12 Anos' pela importância cultural que falta nos outros."

'CRU E BRUTAL'

Susan aposta no filme de McQueen, mas pondera que o "retrato cru e brutal da escravidão" pode ser desfavorável.

Na semana passada, diferentes veículos americanos publicaram informações de que alguns membros da Academia evitavam assistir a "12 Anos..." por causa das cenas de violência.

Sasha Stone, analista do site "AwardsDaily", voltado às premiações, diz que este Oscar deve ditar os rumos da produção americana.

"Gravidade' é a Hollywood moderna: bem-sucedido, movido pela tecnologia, mas não muito profundo", afirma. Já "Trapaça" é o modelo antigo, "movido pelos atores".

'SEM CONFORTO'

Pete Hammond, do site "Deadline", vê outra tendência: a das histórias reais. Dos nove indicados, seis partem de casos verdadeiros.

"Nenhum filme deste ano traz aquele componente especial que a Academia ama: o conforto emocional", diz o colunista Jeffrey Wells, do site "Hollywood Elsewhere".

Segundo ele, "Gravidade" deve ser o vencedor. "Não traz aquele fetiche pela tortura como 12 Anos...' nem é sobre mentirosos, como Trapaça'."

Wells torce, no entanto, para o filme de Martin Scorsese, "O Lobo de Wall Street", sobre a ascensão de um corretor de ações inescrupuloso. "É o único filme que será lembrado por décadas a fio, mas a Academia é muito conservadora para se dar conta disso."

NA TV
Oscar 2014
Exibição da premiação
QUANDO hoje, às 22h30, no TNT
CLASSIFICAÇÃO não informada


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página