Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Documentário revela bastidores e histórias do Calendário Pirelli

Nomes como Gisele Bündchen e Kate Moss já estrelaram publicação

DE SÃO PAULO

Feito nos mesmos moldes dos calendários que decoram paredes de borracharias, a versão da Pirelli rapidamente atraiu atenção e respeito. As imagens hoje fazem parte do acervo de conceituados museus e de colecionadores.

Para contar como um item banal ganhou tal notoriedade artística, o canal Arte 1 exibe hoje o documentário francês "A História do Calendário Pirelli", de Emmanuel le Ber.

Criado em 1963 pelo fotógrafo britânico Robert Freeman, conhecido por fotos que ilustram diversos álbuns dos Beatles, o calendário ajudou-o a consolidar sua fama, em trabalhos realizados com artistas renomados.

No começo, o calendário era composto principalmente por fotos de modelos londrinas, devido ao destaque da cidade na moda e da fotografia. Aos poucos, top models foram aderindo ao projeto. Ao longo dos anos, já foi estrelado por nomes como Kate Moss e Gisele Bündchen.

O documentário revela curiosidades. A edição de 1967 não foi lançada. Segundo algumas versões, devido à censura por parte do Vaticano. O volume de 1987 é composto apenas por modelos negras e tem Naomi Campbell aos 16 anos, quando começava a despontar no mundo fashion.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página