Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

INVASÃO OFICIAL

Um grupo de 89 entidades ligadas aos direitos humanos pressiona o Senado para colocar em votação o projeto de lei que põe fim à revista íntima para visitantes do sistema prisional. Em carta enviada à presidência da Casa, ONGs como Pastoral Carcerária, Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Sou da Paz, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Tortura Nunca Mais pedem urgência na tramitação do texto.

INVASÃO 2
A revista, em que a pessoa fica nua e tem partes íntimas do corpo inspecionadas, é considerada vexatória. A sugestão é que seja substituída por tecnologias que detectam itens proibidos. "A prática afronta gravemente direitos e garantias da Constituição", afirmam as entidades.

-

A presidência do Senado informa, via assessoria, que o projeto será discutido na próxima reunião de líderes e "terá prioridade" na pauta.

CASO ENCERRADO
O Tribunal de Justiça paulista aumentou em 25% sua produtividade nos últimos dois anos, segundo o "Anuário da Justiça SP 2014", que será lançado na quarta-feira. Com a mesma quantidade de desembargadores (341) e juízes (100), o número de decisões subiu de 600 mil para 801 mil na segunda instância. O acervo foi reduzido em 68 mil casos.

CASO 2
Os desembargadores, ainda conforme o anuário, estão julgando mais casos do que a quantidade que chega aos gabinetes --foram 603 mil novos casos e 801 mil decisões no ano passado. Metade (52,5%) dos integrantes da segunda instância fecharam 2013 com menos de 500 processos na gaveta. Eles gastam de três a quatro meses para julgar cada ação.

EM NOME DO PAI
A defesa do ex-vice-presidente José Alencar entra amanhã com recurso no Tribunal de Justiça de Minas contestando a decisão que confirmou a presunção de paternidade em ação movida contra ele pela professora Rosemary Moraes, 58. "Há contradições e omissões", entende José Diogo Bastos, que defende o político morto em 2011.

EM NOME DA FILHA
O advogado da professora diz que os recursos são protelatórios. "Só para postergar o caso que se arrasta há anos", afirma Rodrigo Cardoso. Segundo ele, os questionamentos da defesa já foram apreciados pelo Superior Tribunal de Justiça, em decisões favoráveis à professora, diante da recusa do político em fazer teste de DNA. "Meu propósito era ter resolvido tudo com ele ainda vivo", diz Rosemary.

-

Para entrar com petição de herança da fortuna bilionária, só após trânsito em julgado.

ENCANTO FRANCÊS
A atriz Julie Gayet, a quem é atribuído um romance com o presidente da França, François Hollande, vem ao Brasil em 14 de abril para o lançamento do longa "O Palácio Francês". A divulgação deverá ser a segunda aparição pública de Julie desde o escândalo, em janeiro. Ela só havia comparecido à entrega do César, a principal premiação do cinema francês, na qual concorria como melhor atriz coadjuvante, justamente pela atuação nesse filme.

O RETRATO
O ator Marco Nanini e o dramaturgo Felipe Hirsch começam em maio os ensaios da peça sobre os últimos dias do escritor irlandês Oscar Wilde em Paris. O espetáculo, que estreará em agosto, é baseado em texto do romancista Peter Ackroyd. "Convidei o Nanini publicamente faz tempo. Esse projeto demorou quatro anos para sair", conta Hirsch. O nome provisório é "Beija Minha Lápide".

-

DE VOLTA PARA O FUTURO

Longe do cinema há seis anos, Carolina Dieckmann volta às telas no longa "Entre Nós", que estreia dia 27. Diferentemente da personagem que interpreta na obra --uma mulher fragilizada que reencontra os amigos de adolescência já adulta--, a atriz está satisfeitíssima com seu próprio destino.

-

"Não gostaria que minha vida mudasse muito, como a da Lúcia", diz ela, que valoriza a liberdade para escolher papéis e poder conviver mais com a família.

-

Inspirado pela trama, todo o elenco --que inclui Caio Blat e Paulo Vilhena-- escreveu cartas para si mesmo para serem lidas daqui a dez anos. A atriz não revela o teor da sua predição.

-

E O PRÊMIO VAI PARA...

O ator Mateus Solano recebeu troféu pela atuação em "Amor à Vida" (Globo), no prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), anteontem, no Sesc Pinheiros. "Amor e Sexo", apresentado por Fernanda Lima, foi eleito melhor programa. Denise Fraga ganhou como atriz de cinema, Bianca Comparato como atriz de TV e Felipe Hirsch como diretor. Também participaram a escritora Alice Ruiz, viúva de Paulo Leminski (vencedor do grande prêmio de literatura), e Eva Wilma, homenageada pelos 60 anos de carreira.

-

CURTO-CIRCUITO

A banda Bidê ou Balde faz show hoje, às 21h, no Sesc Pompeia. 18 anos.

Carla Pernambuco apresenta cardápio à base de café em encontro com Andrea Illy, presidente da Illycaffè. Hoje, em Higienópolis.

Helena Mottin e as filhas Nena e Neta lançam hoje, nos Jardins, a marca Edward Archour.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página