Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Contraplano' debate influência de Nelson Rodrigues no cinema

Programa do SescTV promove discussão sobre quatro filmes

DE SÃO PAULO

Nelson Rodrigues é tema do episódio de hoje do "Contraplano". A partir das 22h, no SescTV, o diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e o dramaturgo e diretor Hugo Possolo discutem sobre a influência do autor no cinema nacional, a partir de filmes baseados em suas peças teatrais.

Quatro produções são discutidas. A primeira é "Toda Nudez Será Castigada" (1973), de Arnaldo Jabor, sobre viúvo que se envolve com prostituta. O apelo popular da obra e o discurso utilizado à época, quando o Brasil vivia a ditadura militar, são alguns dos aspectos comentados.

"O Beijo no Asfalto" (1981), de Bruno Barreto, é "uma reflexão sobre o poder", no ponto de vista de Chiarelli. O filme, sobre um homem envolvido em boato após um acidente, é, para Possolo, retrato de uma época.

Sexualidade e obsessões são temas presentes no diálogo em torno de "Os Sete Gatinhos" (1980), longa de Neville de Almeida sobre meninas levadas à prostituição pela própria família.

O debate se encerra com "Bonitinha mas Ordinária ou Otto Lara Resende" (1981), de Braz Chediak. No longa, homem recebe proposta de casar-se por dinheiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página