Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival de jazz traz a SP clima de casa de show de Nova York

Programação do Nublu, marca criada por sueco de ascendência turca, terá experimentações conjuntas com músicos de vários países

CARLOS MESSIAS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Selo, casa de shows e festival anual que acontece em Nova York, Istambul e São Paulo, o Nublu aporta pela quarta vez no Brasil, para seu festival de jazz.

Para esta edição, estão confirmados os americanos Karriem Riggins, que toca bateria, o pianista Jason Moran e o seu grupo The Bandwagon, o guitarrista John Scofield, à frente da Überjam, o pianista norueguês Bugge Wesseltoft e banda, o baterista suíço Jojo Mayer, com o seu trio Nerve, e os brasileiros Kassin, (voz e guitarra) e Alberto Continentino (baixo).

Nenhuma das atrações configura uma superestrela do jazz, mas todas juntas reforçam a identidade da marca Nublu: "Jazzística contemporânea, colaborativa e de acento étnico", segundo o seu criador, o sueco de ascendência turca Ilhan Ersahin.

Para dar uma ideia dessa dimensão, o trompetista brasileiro Guizado e o próprio Ersahin vão se apresentar junto com Wesseltoft sob o nome Bugge'n Friends; e o rapper brasileiro Xis soltará suas rimas com o Nerve.

"Os festivais são como uma noite qualquer no Nublu, que consiste em experimentações entre músicos afins que façam música atual", diz Ersahin à Folha, referindo-se à badalada casa de shows que comanda no Lower East Side, em Nova York, desde 2002.

O Nublu tem abertura especial para artistas brasileiros. Mallu Magalhães, Emicida e o grupo Forró in the Dark são alguns dos nomes que recentemente passaram pela casa. O mesmo vale para o selo Nublu, que já lançou trabalhos de Otto e 3 na Massa.

Em seu trabalho como músico (sax e teclado), Ersahin, que é casado com uma brasileira, mantém uma relação íntima com os artistas daqui. O disco colaborativo "Ilhan Ersahin's Wonderland", previsto para maio, terá a participação de Gilberto Gil. E seu álbum "Afternoon in Rio" (2011), contou com Nina Becker, Thalma de Freitas e Lurdez da Luz.

Até mesmo a sua banda "titular", o sexteto de trip hop Wax Poetic (que revelou a cantora Norah Jones), tem um álbum intitulado "Brasil", que foi lançado em 2007 e contou com a participação de vários músicos do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página