Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

O preço da Amazon

A negociação das grandes editoras brasileiras com a Amazon para a venda de livros físicos foi mais tranquila que a empreendida quando a empresa ingressou no mercado de e-books do país. A Amazon começou a vender livros digitais no Brasil em dezembro de 2012, após uma longa discussão que, por fim, limitou a forte política de desconto da varejista. Já nas conversas sobre livros físicos, área na qual têm maior domínio, as editoras não tiveram dificuldade em fechar um acordo similar ao já praticado por aqui. Na média, a Amazon, que passa a atuar no setor até maio, pagará o mesmo ou um pouco mais que as grandes livrarias, como Cultura e Saraiva, ao comprar livros das editoras. O meio editorial avalia que a carga tributária, os problemas logísticos e a baixa tiragem dos livros no Brasil deverão dificultar, pelo menos no início, que a empresa adote preços abaixo do mercado. Procurada, a Amazon afirmou que não comenta rumores.

-

// Biblioteca Mindlin em questão

O historiador da USP Pedro Puntoni, ex-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, reconhece os problemas apontados por seu sucessor na instituição, Carlos Guilherme Mota, ao "Painel das Letras", como a desordenada utilização dos espaços e a carência de projeto acadêmico.

"Essas dificuldades são comuns em uma jovem instituição, inaugurada há apenas um ano", relata Puntoni. "Lamento que a transição tenha sido abrupta, sem diálogo."

Mota afirma que vai esperar a conclusão de um relatório técnico sobre a Mindlin para se pronunciar.

-

BIG APPLE Ivan Pinheiro Machado, editor da L&PM, inaugura no dia 7 de abril uma exposição no Espaço Cultural Citi, em São Paulo, com telas sobre Nova York

-

// São Paulo portenha

Marçal Aquino, Reinaldo Moraes, Joca Reiners Terron, Marcelo Mirisola e Andréa del Fuego são alguns dos 25 escritores já confirmados na comitiva brasileira na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (confira os demais em folha.com/no1432220).

Os nomes de todos os convidados nacionais e a programação completa serão divulgados na próxima semana.

A edição deste ano da feira, entre 24 de abril e 12 de maio, vai homenagear São Paulo. A participação brasileira, organizada pela Biblioteca Mário de Andrade, terá como um de seus focos a produção da periferia paulistana. Sérgio Vaz, poeta e fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), também estará na feira.

-

Versátil Três títulos publicados pela É Realizações comprovam os vastos interesses do filósofo francês Michel Henry. "Palavras de Cristo" e "Encarnação" investigam a dupla natureza, humana e divina, de Jesus.

Versátil 2 Já o romance policial "O Cadáver Indiscreto" substitui a religião pelo terreno mais pantanoso da política ao narrar o assassinato de um tesoureiro.

Mágico Famoso por suas palestras, o alemão Thorsten Havener reuniu em "O Mentalista" uma série de dicas e exercícios práticos sobre leitura da mente. Best-seller em vários países, o livro será lançado pela Leya em abril.

Raríssimos A Fólio Livraria vai expor em seu estande na SP-Arte, entre 3 e 6 de abril, dois livros luxuosos e caríssimos. O primeiro, à venda por R$ 120 mil, é um álbum da artista brasileira Maria Martins editado em Nova York, em 1946.

Raríssimos 2 O segundo terá valor ainda maior, R$ 160 mil. Trata-se de um exemplar da primeira edição do livro "Les Affiches de Marc Chagall", de 1975, com desenho original do pintor.

Anti-herói "O Capitão Panfílio", romance do francês Alexandre Dumas sobre um homem sem escrúpulos, ganha primeira edição brasileira pela Sesi-SP Editora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página