Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica documentário/É Tudo Verdade

Chileno explora influência de 'O Selvagem da Motocicleta' nos jovens dos anos 1980

Ensaio cinéfilo investiga como o imaginário dos latino-americanos recebeu a produção

SYLVIA COLOMBO DE SÃO PAULO

Onde fica Tulsa? Os mapas dirão que a resposta correta é Oklahoma. Mas não para o chileno Alberto Fuguet, 50, e toda uma geração que foi jovem nos anos 1980 e ficou marcada pelo filme "O Selvagem da Motocicleta" (1983), baseado no romance de Susan E. Hinton e dirigido por Francis Ford Coppola.

Para estes, Tulsa é uma referência do despertar para a desolação da existência e a primeira sugestão para a transgressão.

Na América Latina, materializou-se para esses jovens em pequenas salas alternativas de cinema. No caso da Santiago de Fuguet, foi no tradicional cine arte Normandie.

"Lugares: Em Busca de Rusty James", filme de Fuguet exibido hoje no É Tudo Verdade, é um ensaio cinéfilo em que o escritor e diretor investiga a influência do filme no imaginário daqueles que cresceram naquela década.

Colando imagens do filme e de Tulsa e Santiago revisitados, o documentário dá voz também a intelectuais sul-americanos em geral.

A produção dialoga com as buscas literárias de Fuguet. Tendo passado a infância nos Estados Unidos, o escritor chegou ao Chile em 1975.

Era o tempo da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), e também o da predominância do chamado "boom" latino-americano nas letras, expressado através do "realismo mágico".

Fuguet questionou ambos. Buscou expressar-se de acordo com valores políticos com os quais crescera nos Estados Unidos, com ênfase na defesa da democracia.

Do ponto de vista literário, acreditava que a América Latina não deveria virar escrava dos clichês de um gênero que edulcorava a realidade, ocorria basicamente num mundo rural arcaico e tinha na magia uma desculpa para não ver seus problemas reais.

Fundou o movimento McOndo (brincando com o nome da cidade imaginária de Gabriel García Márquez), e passou a defender que os romances latino-americanos fossem também urbanos, modernos, com referências do pop norte-americano. Exatamente como era sua geração.

"Em Busca de Rusty James" é mais um aspecto dessa procura por um redesenho do imaginário do continente.

No filme, Fuguet chama à investigação colegas argentinos e uruguaios. Com a exibição da obra hoje em São Paulo, o convite se estende aos brasileiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página