Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

Por trás da série

Nome "quente" da TV após o sucesso de crítica e público da série "True Detective", o roteirista Nic Pizzolatto terá também sua veia literária conhecida no Brasil. A Intrínseca lança no início do ano que vem o romance "Galveston", publicado pelo americano em 2010. O livro conta a história de vingança e redenção de um doente terminal. Elogiado pela crítica, o romance foi premiado pela Academia Francesa de Letras. Fãs de "True Detective" terão outra boa surpresa nas livrarias: a Intrínseca também lança neste mês uma nova edição de "O Rei de Amarelo" (1895), contos de terror de Robert W. Chambers citados por personagens da série. A coletânea terá as dez narrativas originalmente selecionadas para a primeira edição do livro, além de notas de Carlos Orsi. Em março, a Arte & Letra lançou uma versão intitulada "O Símbolo Amarelo e Outros Contos", com quatro das histórias de Chambers.

-

// Bibliotecas em foco

Uma pesquisa inédita realizada pelo Observatório do Livro e da Leitura com 503 bibliotecas do país revela alguns dados nada animadores. A média de frequência é de 420 pessoas por mês (14 por dia), sendo que um terço das instituições (35%) recebe menos de cem/mês.

Outro problema constatado refere-se à renovação dos acervos. Mais da metade das bibliotecas (52%) não possui verba para aquisição de novos livros.

"O país ainda não conseguiu resolver o problema de financiamento das bibliotecas", diz Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e ex-presidente presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

-

RELEITURA A editora Brinque-Book lança em junho "A Verdadeira História de Cachinhos Dourados", versão bem-humorada dos italianos Sandro Natalini e Agnese Baruzzi para a clássica trama infantil

-

// Memórias do rei

A Copa do Mundo continua aquecendo as livrarias. A editora Realejo programa para maio o livro "Pelé - A Importância do Futebol".

Escrito pelo jogador em parceria com o jornalista americano Brian Winter, traz tanto lembranças de Pelé sobre infância e carreira quanto reflexões sobre o futebol em geral. Pelé deve participar da sessão de lançamento.

O livro foi lançando originalmente em inglês, no início deste mês, pela Celebra, selo editorial do grupo Penguin Random House.

Embora o grupo seja dono, no Brasil, da Objetiva e de 45% da Companhia das Letras, a pequena Realejo, fundada há oito anos em Santos, foi escolhida pela equipe de Pelé para editar o título por conta dos bons resultados obtidos com outros dois livros sobre o rei do futebol.

-

Show de Bola Também em maio sai, pela editora Ex Machina,"As Coisas Incríveis do Futebol: as Melhores Crônicas de Mario Filho", reunião de textos que o jornalista (1908-1966) publicou na imprensa anos 1940 e 1950.

Noir O recém-lançado "Dias Perfeitos" (Companhia das Letras), de Raphael Montes, já faz boa carreira internacional. Será editado na França pela Deux Terres. Na próxima terça (15), às 18h30, Montes autografa o livro na loja da Companhia das Letras no Conjunto Nacional.

Investigação Autor de diversos livros sobre Vaticano, espionagem e Oriente Médio, o jornalista peruano Eric Frattini virá ao Brasil participar da nona edição da Flipoços, festival literário que ocorre de 26 de abril a 4 de maio em Poços de Caldas (MG). O poeta Ferreira Gullar vai fazer a palestra de abertura do evento.

Exportação "A Esquerda que Não Teme Dizer seu Nome" (editora Três Estrelas, do Grupo Folha), de Vladimir Safatle, foi publicado no Chile pela LOM Ediciones.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página