Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais divertida ópera de Verdi estreia no Municipal

Em 'Falstaff', o cantor italiano Ambrogio Maestri no papel-título é a grande atração

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Theatro Municipal de São Paulo fará hoje a primeira das oito récitas de "Falstaff", última ópera de Giuseppe Verdi (1813-1901) e a que tem o mais divertido enredo.

Com regência de John Neschling e direção cênica de Davide Livermore, a produção terá como atrativo, no papel-título, o baixo-barítono italiano Ambrogio Maestri.

Ele é hoje, aos 44 anos, o mais prestigiado intérprete de "Falstaff", a quem deu voz duas centenas de vezes em cenas líricas como o Met, de Nova York, ou o Scala, de Milão. Foi também o protagonista das três últimas gravações da ópera em DVD.

Neschling disse à Folha que programou a ópera ao saber, em 2013, que Maestri estaria disponível em abril deste ano e disposto a se apresentar no Brasil.

Baseado em Shakespeare e com libreto de Arrigo Boito (1842-1918), sir John Falstaff é um personagem histriônico e fascinante. Arruinado, obeso e envelhecido, considera-se atraente para, de modo patético, lançar-se em novas conquistas amorosas, que obviamente não dão certo.

Mas o fracasso não o deprime. "Tutto nel mondo è burla", diz ele a certa altura, atribuindo à palavra burla o significado de gracejo.

Na ópera, estreada em 1893, John Falstaff nos inspira uma mistura de carinho e simpatia. Temos um herói decadente.

A montagem do italiano Livermore transpõe a ação do começo do século 15 para uma Londres contemporânea, em que damas bem vestidas da nobreza cruzam com punks e outros tipos urbanos.

Não é propriamente um produto "Regietheater", que surgiu na ópera da Alemanha e no qual o diretor cênico tem poderes ilimitados, mesmo para impor leituras mesmo absurdas. Mas é uma modernização engenhosa e divertida, diz Neschling.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página