Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

'Criminalizar a homofobia pode criar uma guerra'

Janaina Lima, 38, foi apedrejada na escola quando era adolescente e traz na nunca a cicatriz de uma facada que levou de um cliente. Ela é a primeira travesti a presidir o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de SP --órgão com pessoas da sociedade e do poder público que auxilia a prefeitura nas políticas para LGBTs.

"Não vim para priorizar as travestis, mas para dar visibilidade a elas, porque ficam à margem", diz a pedagoga, que trabalha no Centro de Referência da Diversidade, do governo municipal, e continua sendo profissional do sexo (por opção e como "complementação de renda"). Janaina, que não revela seu nome de batismo, falou à coluna.

Folha - Quais são suas bandeiras no conselho?

Janaina Lima - Combater o preconceito, as agressões motivadas por ele, fazer campanhas educativas. Chamar a atenção para a travesti, que fica na invisibilidade porque é confundida com um gay que "evoluiu" porque botou peito ou com uma transexual que ainda não fez cirurgia [de mudança de sexo]. O respeito ao nome social resolveria a evasão escolar e ajudaria a entrar no mercado de trabalho.

O que precisa ser feito?

Os governos têm que conversar. É preciso priorizar a segurança. E como um todo. Porque hoje em dia quem tem segurança? É alarmante.

O que pensa do projeto de criminalização da homofobia?

Tenho críticas. Dependendo de como se interpreta o projeto, uma piada pode ser motivo de cadeia. Não se pode pensar numa lei para diminuir crimes contra a população LGBT prendendo pessoas que de alguma forma são vítimas também. Isso pode criar uma guerra. O que a gente quer é respeito.

E sobre Marco Feliciano?

Precisava se autopromover, porque está na vida política. Ele, [Jair] Bolsonaro e outros têm usado as bandeiras [LGBT] para se promover.

Sente preconceito por ainda fazer programas?

Se tive coragem de me assumir como travesti, por que não teria como profissional do sexo? Infelizmente, travesti tem um peso muito maior. Qual é o problema de receber dinheiro em troca de ato sexual? O ruim é quando a pessoa não tem alternativa. Isso é exploração, seja homem, mulher ou travesti. Minha luta é para que a travesti possa fazer sua opção.

FORÇA DA PALAVRA

O Tribunal de Justiça de SP manteve a condenação de um ano de prisão (convertido no pagamento de um salário mínimo) por injúria racial para uma diretora de escola pública que chamou uma professora negra de "macaca". A defesa de Francisca Teixeira havia recorrido de uma decisão de 2011 da primeira instância. Ela usou o termo ao chamar Neusa Marcondes para assinar um documento.

PALAVRA 2

"Ainda que a acusada estivesse agindo por brincadeira, o certo é que a expressão foi extremamente infeliz", afirma a sentença da 4ª Câmara Criminal. O advogado Alexandre Barduzzi diz que a diretora se referia ao "estado de euforia da professora", e não à cor da pele. "Era Carnaval. Ela [Neusa] estava pulando e fazendo brincadeiras com as colegas. Minha cliente poderia ter dito grilo'. Não quis ofender." Ele vai recorrer novamente da decisão.

PALAVRA 3

Para o promotor de Justiça do caso, Roberto Livianu, a condenação "é de vital importância para reverter a percepção de impunidade do racismo no Brasil".

NOS BASTIDORES

Dossiê encaminhado à Polícia Federal reúne conversas de Paulo Vieira, ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) indiciado na Operação Porto Seguro, que indicam que ele atuou na cassação da prefeita de Cruzeiro (SP). Ana Karin Andrade (PR) foi cassada pela Câmara Municipal em 27 de março, sob a alegação de não ter respondido a seis requerimentos de informação. Em uma escuta da PF de 2012, Vieira disse "sonhar" com o cargo.

NOS BASTIDORES 2

"Vamos organizar para segurar [a cassação] no TJ", escreveu Vieira, em mensagem pelo Facebook a uma assessora do vice-prefeito Rafic Simão (PMDB), que assumiu o posto. Ao ser informado de que o processo contra a prefeita está com a desembargadora Vera Angrisani, ele diz: "Vou pedir a um amigo para despachar com ela".

NOS BASTIDORES 3

A prefeita está recorrendo. "Vieira articulou para me derrubar por querer controlar duas autarquias municipais, a de água e a de educação", diz Ana Karin. Leônidas Scholtz, advogado de Vieira, diz que "articulação política não é crime", assim como acompanhar o caso no TJ-SP. "Ele é advogado e pode atuar."

TAPINHA NAS COSTAS

Após a eleição no Ministério Público --onde o clima esquentou com trocas de acusações --, a campanha na Defensoria Pública do Estado "não tem tanto embate", segundo Davi Depiné, da chapa da situação. Ele disputa com Rafael Vernaschi, em 26 de maio, os votos de 610 colegas. "As decisões [na defensoria] têm vindo de cima para baixo", critica o candidato da oposição. O governador Geraldo Alckmin não precisa nomear o mais votado.

AGORA PRA FICAR

Maria Gadú voltou a morar em SP. A paulistana vivia no Rio desde 2008. Seu primeiro show na capital paulista após o retorno será no dia 25, quando sobe ao palco do Espaço das Américas para cantar Cazuza, no projeto Banco do Brasil Covers.

Em "O Tempo Não Para", Gadú troca o segundo adjetivo do verso "te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro" por "sapatão".

CIÊNCIA DO SEXO

A atriz Isabella Rossellini (de "Veludo Azul") virá ao Brasil em janeiro de 2015 para estrelar a peça "Green Porno", no Rio. O espetáculo tem como tema a vida sexual dos insetos e será encenado em inglês, com legendas.

A italiana negocia apresentações em São Paulo.

BONITINHA DO PAI

Kamila Simões, 20, não quer seguir a carreira do pai, o DJ do Racionais MC's, KL Jay. A estudante, mãe de Analice, de 11 meses, também não costuma escutar as músicas do grupo. "Racionais escuto muito pouco. De nacional, tenho ouvido mais Anitta", disse na entrevista que acompanha seu ensaio sensual para a revista "Trip" deste mês.

Além da "vontade de aparecer" e da fotogenia, ela revelou o outro grande motivo que a levou a posar com pouca roupa pela primeira vez: "Sou meio egocêntrica, vai".

MADE IN CHINA

Os artistas chineses Huang Jun e Lu Song vieram à abertura da exposição "ChinaArteBrasil", que conta com obras deles. Tereza de Arruda, uma das curadoras da mostra, recebeu convidados como o ator Sebastian e a artista plástica Cristina Schleder, no evento realizado na Oca.

CURTO-CIRCUITO

Tomás Ribas e Vicente de Mello expõem na Escola de Artes Visuais do parque Lage, no Rio, a partir de quarta. A mostra "Deserto do Céu" vai até 1º de junho.

Zeca Baleiro participa de bate-papo sobre música e carreira no CCBB-SP, hoje, às 19h. Entrada gratuita.

Pedro Janot autografa "Maestro de Voo", hoje, às 18h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

O Oetker Collection, grupo hoteleiro internacional, recebe convidados hoje no hotel Fasano para anunciar sua nova aquisição.

Andrea Murgel lança o livro "A Mariposa Azul" na quarta, na livraria Argumento do Leblon, no Rio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página