Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ator faz 38 personagens no monólogo 'Billdog'

Adaptação brasileira para peça inglesa satiriza linguagem do cinema e dublagens

MARIA LUÍSA BARSANELLI DE SÃO PAULO

Desde sua estreia no Festival de Edimburgo, em 2009, o monólogo "Bane", do inglês Joe Bone, tornou-se um sucesso de público por sua fórmula simples: sem cenário, um ator interpreta 38 personagens caricatos.

O trabalho, que ganhou duas sequências, mereceu adaptação brasileira do ator Gustavo Rodrigues com direção de Bone e Guilherme Leme. Sob o nome de "Billdog", a montagem estreou no Rio há dois anos e inicia hoje temporada paulistana.

A história é trivial: um assassino descobre ser ele próprio o alvo de um crime e percorre uma Londres sombria atrás do misterioso inimigo. Em tom cômico, a peça recria a atmosfera de filmes noir e de ação e satiriza as linguagens da TV e do cinema.

Rodrigues, além de fazer todos os papéis, produz os efeitos sonoros e é acompanhado por Márcio Tinoco na guitarra acústica.

Para Bone, a chave da peça está na troca súbita de personagens. "É um ritmo muito veloz, e acompanhar esse tempo é vital", diz.

Na versão, Rodrigues se inspirou em dublagens de filmes, apropriando-se de bordões como "macacos me mordam". "Como é uma sátira, eu me lembrei dos filmes que via na infância", conta o ator.

Para quem também quiser ver o intérprete inglês em cena, Bone apresenta "Bane 2" no Cultura Inglesa Festival (festival.culturainglesasp.com.br) entre 15 e 20 de maio.

BILLDOG
QUANDO qua. e qui., 21h; até 29/5
ONDE CIT-Ecum, r. da Consolação, 1.623, tel. (11) 3255-5922
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página