Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ocupação artística reabre cinema abandonado de SP

IARA BIDERMAN DE SÃO PAULO

O abandonado Art Palácio, cinema fundado em 1936 que foi um dos mais famosos de São Paulo nos anos 1940-50, está aberto nesta semana para uma ocupação artística.

As ações no edifício projetado pelo arquiteto modernista Rino Levi (1901-65) têm como pano de fundo o debate sobre o uso cultural dos espaços públicos --fechado em 2009, o Art Palácio pertence hoje à Secretaria Municipal de Cultura.

Com coordenação do ator e dramaturgo Luiz Päetow, da coreógrafa Vera Sala e do coreógrafo e editor Daniel Kairoz, a ocupação do cinema no centro de São Paulo (av. São João, 407) vai até domingo.

As bailarinas Vera Sala e Rubia Braga usam o local para experimentações sobre a relação do corpo com os espaços e com os espectadores.

Päetow fará apresentações de trechos de suas obras e leituras dramáticas. "Hamlet", de Shakespeare, foi a leitura de ontem, feita com a participação de Nelson de Sá, jornalista da Folha.

Kairoz expõe as obras de sua editora Phármakon e de outras editoras independentes. Uma impressora foi colocada no saguão do cinema para autores que quiserem reproduzir seus trabalhos.

A ocupação inclui uma mostra de filmes com os episódios de "História(s) do Cinema", de Godard. Hoje, às 21h, serão exibidos "La Monnaie de l'Absolu" e "Une Vague Nouvelle", seguidos por um episódio da série mexicana "Chapolin" com paródias de filmes famosos.

Amanhã, às 19h, está programado um debate sobre o Plano Diretor de São Paulo, com a participação de Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página