Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção recupera textos de Helio Jaguaribe

Fundação ligada ao Itamaraty lança série de volumes em homenagem aos 90 anos do sociólogo e cientista político

Reflexões feitas ao longo de 65 anos estão em caixa dedicada ao intelectual, um dos fundadores do PSDB

LUCAS FERRAZ DE SÃO PAULO

Intelectual-camaleão do pensamento nacional, Helio Jaguaribe transita ao longo de 65 anos de carreira por temas como filosofia e história, relações internacionais, América Latina, Brasil e desenvolvimentismo.

Essas diferentes facetas estão reunidas numa coleção recém-lançada pela Fundação Alexandre de Gusmão, do Itamaraty, em comemoração aos 90 anos do sociólogo e cientista político, completados no ano passado (em abril ele chegou aos 91).

Os livros "Introdução ao Desenvolvimento Social" e "O Nacionalismo na Atualidade Brasileira", que estavam fora de circulação havia anos, ganharam novas edições.

Uma inédita coletânea, "Estudos Filosóficos e Políticos", completa a coleção ao reunir 20 textos escritos entre os anos 1950 e 2007.

O lançamento da caixa foi preparado como homenagem, segundo o embaixador José Vicente de Sá Pimentel, que coordenou a edição.

Em "O Nacionalismo na Atualidade Brasileira", de 1958, uma de suas obras mais conhecidas, Jaguaribe aborda o nacionalismo pós-Getúlio Vargas e o nascedouro do desenvolvimentismo.

Naqueles anos, a dinâmica desenvolvimentista guiava o pensamento do sociólogo, que participou da criação do Iseb (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), ligado ao Ministério da Educação e que seria o motor da política dos 50 anos em cinco de JK.

"Introdução ao Desenvolvimento Social" foi publicado duas décadas mais tarde, sob influência de um outro mundo. Após o golpe de 1964, Helio Jaguaribe deixou o Brasil e foi lecionar nos EUA, retornando ao país em 1969, já imerso nos estudos de relações internacionais.

"É um livro que reflete o começo da crise das sociedades na Europa, mas quando ainda se acreditava que a sociedade do bem-estar podia ir mais longe", diz a socióloga Anna Jaguaribe, filha do autor, que colaborou na edição.

Já "Estudos Filosóficos e Políticos" traz artigos divididos entre os cinco temas da produção do sociólogo. Alguns, como os publicados na revista "Cadernos do Nosso Tempo", editada pelo Iseb na década de 1950, ainda não estavam em livro.

Um desses textos é "O que é o Ademarismo?", uma análise da política do ex-governador paulista Ademar de Barros (o "populismo ademaresco") escrita em 1954.

Não consta na coletânea, contudo, nenhuma menção às polêmicas previsões de Jaguaribe, um dos fundadores do PSDB e ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Fernando Collor.

A principal delas, talvez, ocorreu há exatos 20 anos, quando Jaguaribe previu que no século 21 não haveria mais índios.

O ponto fraco fica por conta da distribuição. Como a fundação do Itamaraty é um órgão governamental, não há acordo com livrarias.

Na internet (www.funag.gov.br), porém, é possível comprar o volume por R$ 60. O download da coleção, no mesmo site, é gratuito.

COLEÇÃO HELIO JAGUARIBE
AUTOR Helio Jaguaribe
EDITORA Funag
QUANTO R$ 60 (1.101 págs.)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página