Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo recebe a 'copa do mundo' de teatro improvisado

Campeonato, com espetáculos criados na hora, será decidido por votação do público

GABRIELA MELLÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O improviso, como o futebol, é um jogo difícil de prever, construído diante dos olhos da torcida. Pouco antes de o Mundial começar, os brasileiros poderão conferir a "copa do mundo" do gênero.

O evento, em São Paulo, integra o Improfest - Festival Internacional de Improviso, idealizado por Marcio Ballas, um dos pioneiros na improvisação teatral no Brasil.

A partir da semana que vem, os melhores times do gênero, como Espanha, Argentina, Chile e Brasil, se apresentam e concorrem ao título de campeão mundial.

"O público tem a percepção de que o espetáculo foi feito especialmente para ele, como um presente sob medida", diz Ballas, que é diretor do grupo Jogando no Quintal e, em agosto, estreia um programa no SBT.

O festival evidencia que o improviso é trabalhado de diferentes maneiras pelo mundo. Enquanto o Brasil usa-o para criar espetáculos de comédia, outros países servem-se dele para a construção de dramas poéticos, alguns deles gestuais, outros misturando textos pré-concebidos.

"Os mexicanos são muito bons em construir personagens, os espanhóis sabem criar histórias como ninguém, os colombianos são bastante físicos, e os argentinos, muito técnicos", explica o idealizador do evento.

O grupo da Colômbia vai fazer um espetáculo de uma hora, sem palavras. Omar Galván, argentino considerado mestre no gênero, apresenta um solo totalmente improvisado. A Impromadrid, renomada companhia espanhola, usa cenário desenhado por um ilustrador, com a ajuda de computador e telão.

A programação completa está no Facebook (facebook.com/festivalintenacionaldeimproviso).

Por meio de cartões de voto, o público escolherá o time vencedor. "Estamos muito ansiosos para saber o que vai acontecer com nossa seleção", desabafa Ballas.

Há seis anos os brasileiros foram campeões na Colômbia. No ano passado, na Espanha, ficaram em quinto lugar. "Vamos ver agora jogando em casa", completa ele, que não indica seu favorito.

"O fato de termos escolhido as melhores seleções faz com que as previsões sejam dificílimas. É como fazer a Copa de futebol só com Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e França", diz.

IMPROFEST
QUANDO de 26/5 a 1º/6
ONDE CIT-Ecum, r. da Consolação 1.623, tel. (11) 3255-5922; Comedians Comedy Club, r. Augusta, 1.129, tel. (11) 2615-1129
QUANTO de R$ 30 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página