Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Michel Laub
Filmes que deveriam ser feitos
Refilmagem de 'Ela', de Spike Jonze, em que dão um monte de mato para todo mundo capinar
-- Western sobre pistoleiro aposentado e arrependido de todo o mal que causou, vivendo num rancho pobre e malcuidado no meio do nada. Um emissário misterioso aparece com a oferta para um último serviço. O pistoleiro recusa. O emissário fala em mais dinheiro. Nova negativa. Os restantes 146 minutos se passam no rancho mesmo: animais cansados, ferramentas velhas, reumatismo. A cara constante do protagonista é de dor.
-- Comédia romântica sobre sujeito travadão, funcionário de cartório e oprimido pelo chefe, que conhece moça linda, passional, imprevisível e com as contas todas atrasadas. Em vez de fazê-lo revelar seu verdadeiro eu em noites no salão de dança, todavia, ela consegue emprego num banco e descobre uma vocação. Os dois passam a acordar cedo. Almoçam e jantam em horários rígidos. Abrem uma poupança conjunta. Ouvem rádio AM.
-- Segundo a versão oficial, um policial honesto deu um tiro na própria cabeça. Nossa heroína brilhante e idealista é a detetive responsável pela investigação. Desde o início, ela tem o palpite de que há algo de errado, um crime que envolveria não apenas os colegas da vítima, mas o chefe da polícia, o promotor, o juiz, o dono do jornal da cidade, o fazendeiro, o prefeito e o padre hipócrita. A conspiração está a um passo de ser provada, mas eis que surge um fato novo: uma câmera registrou tudo, e foi suicídio mesmo.
-- Documentário sobre o hábito da leitura. Nenhuma frase do tipo "ler é um barato" ou "ler amplia o mundo". Entrevistados numa poltrona, de óculos e com a postura ruim. Adolescentes contam como "O Lobo da Estepe" tornou sua vida social mais difícil. Temas correlatos: depressão, alergia. Depoimentos de tuiteiros furiosos e professoras que moram com a mãe.
-- Adaptação de "Minima Moralia", de Adorno (comédia).
-- Adaptação de "Velhos Mestres", de Thomas Bernhard: aposentado vai todos os dias ao Kunsthistorisches Museum, em Viena, e passa horas em frente a um quadro de Tintoretto. Enquanto isso, pensa na Áustria. O longa-metragem (que deve ser assistido sem legendas, mesmo por quem não fala a língua) é uma tomada única, o aposentado de pé e de costas para a câmera fixa, enquanto ouvimos um off incessante de sua tosse e xingamentos contra tudo que é austríaco --a arte, o povo, o governo, a comida, a paisagem, o transporte, o comércio, os mictórios.
-- Aventura de férias em que ninguém viaja. Os personagens conversam sobre acidentes aéreos, malária e sujeira em hotéis e restaurantes. Há chuva e taxistas drogados e ladrões. Também uma subtrama sobre um voucher cancelado, com respectiva dificuldade de reembolso. "A melhor coisa da vida é dormir", diz uma senhora. Clímax: gente cortando a grama em janeiro, fazendo pequenos reparos na calha e na fiação.
-- Refilmagem de "O Voo", de Robert Zemeckis, em que deixam o piloto mentir e beber em paz.
-- Refilmagem de "Ela", de Spike Jonze, em que dão um monte de mato para todo mundo capinar.
-- Refilmagem engajada de "Bonitinha, mas Ordinária". Trecho da crítica no dia da estreia: "A cena do ferro-velho problematiza certos estereótipos. Consciente de sua condição oprimida, o bando contratado por Cadelão se recusa a ceder aos caprichos da personagem originalmente interpretada por Lucélia Santos --contribuindo, assim, para não naturalizá-los no imaginário de uma elite branca, patriarcal e irresponsável".
-- Ideia adaptada do diretor Bertrand Bonello: pornô em que o casal principal (ela, dona de casa entediada da Califórnia; ele, limpador de piscina) se apaixona e tem um filho. Trata-se de um estudo sobre o amor e suas consequências. A segunda metade da história se limita a mostrar os dois trocando fraldas, nada de beijos ou carícias, e o sono tranquilo do bebê depois de um bom banho morno.
-- Ideia antiga do escritor Alexandre Soares Silva: "Queria filmar Moby Dick' com um gordão no lugar da baleia. Ia ser o filme a sério, só que com um gordão nadando pelado todo contente (...). O roteiro ia ser exatamente o mesmo, só que na hora que Stubb dissesse, Você não pode escapar! Assopre e divida seu esguicho, ó baleia!', ia dar para ouvir o gordão dizendo baixinho, Ah, para com isso. Não estou tão gordo assim'".