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Mônica Bergamo

Embaixador do tríceps

Depois de ganhar 23 kg em músculos, o apresentador Marcos Mion vira garoto-propaganda do fisiculturismo, malha 12 horas por semana e reúne 94 mil seguidores no Instagram em torno de sua turma de fortões

Os bíceps e os tríceps bem-definidos de Marcos Mion, 34, têm uma legião de fãs no Instagram. A cada imagem que o apresentador do "Legendários" posta em seu perfil, onde possui 1,1 milhão de seguidores, vem uma avalanche de "curtidas" e de comentários.

"Você ficou muito parecido com Silvester Stallone! kkk", escreveu @dianelima21, uma das 578 fãs a comentar uma foto que mereceu 35 mil "likes". Fora os suspiros de "Vem pra minha casa", "Iron Man" e outros impublicáveis.

A versão Rambo de Mion é uma construção feita ao longo dos últimos 18 meses. "Sou da geração que curtia Stallone e Schwarzenegger", afirma o apresentador à repórter Marcela Paes, referindo-se aos protagonistas de "Rambo" e "O Exterminador do Futuro", respectivamente.

Até 2001, quando ainda era VJ da extinta MTV, ele fazia parte do clube dos sem-músculos. "Ia apresentar o VMB [premiação da emissora]. Algumas vezes, ficava pelado por um momento no palco. Não queria parecer um frango. Contratei um personal [trainer]. Saí de 60 kg para 65 kg em cinco meses."

Entrou para o clube dos fisiculturistas com uma rotina de 12 horas semanais de treinamento intensivo. Ganhou 10 kg de massa magra e chegou a 7% de percentual de gordura corporal e aos 83 kg.

Para alcançar um nível de atleta de alta performance, Mion começou a entrar em contato com um "dream team" com quem passou a treinar. "Era um de cada segmento, os melhores. Quando me dei conta, tinha um time." O grupo, de oito pessoas, ganhou o apelido de "Team Treta" e começou a postar no Instagram fotos da rotina. Hoje tem 94 mil seguidores. "Uma das coisas mais legais [do fisiculturismo] são os amigos. A gente se bota pra cima", diz Mion, nomeado "presidente".

O ortopedista Paulo Muzy ganhou o apelido de #UrsoBrancodoAlaska, por ter um dos físicos mais avantajados do grupo. "Pra encarar a rotina que a gente encara e do jeito que a gente faz, não dá para ser uma pessoa que só está atrás de resultado estético."

As hashtags usadas pelo time -- #rasgaSaporra (que se refere ao ato de definir os músculos) e #sóQuemÉ (para os entendidos)-- mostram como o esporte é uma paixão. "Se você treina e se coloca uma meta, o corpo obedece. E isso é incrível", afirma Mion, que diz condenar o uso de anabolizantes, um atalho usado por muitos marombeiros.

No Instagram, o apresentador mostra fervor. "Vc não desiste, sangra, vomita e grita até o seu limite! Quando estamos sozinhos tem uma vozinha de merda que fica falando já tá bom!', não precisa fazer até o limite', desencana de intervalo de 1 min'. O real fisiculturista não ouve essa voz e treina como se seu pior inimigo estivesse olhando!", escreveu ele em uma foto.

Mion não fala de medidas nem da carga que coloca nos exercícios de musculação. "Eu não fico me medindo. Me baseio no espelho." O amigo "urso" diz que "Mion não faz isso [malhar] só para ficar bem na foto, como muita gente que só faz exercício para postar nas redes sociais, para ser aceito. O esporte é coerente com a personalidade dele".

O apresentador conta que a mulher, a designer Suzana Gullo, 37, estranhou quando ele adotou os novos hábitos. Mion cortou o álcool. "Ela me disse: A gente não vai mais poder beber nem um vinho juntos?'." E ouviu como resposta: "Su, eu nunca gostei de vinho. Que bom que agora posso parar de fingir".

Mion passou a seguir dieta rigorosa. Desde o fim de 2012, excluiu açúcar, frituras e todo tipo de "carboidrato ruim" do cardápio. Para fazer seis refeições por dia, carrega em uma bolsa térmica 18 saquinhos de comida congelada e embalada a vácuo. Leva até para a casa da mãe. "Ela se acostumou, mas reclamava quando eu chegava com minha própria comida."

A dieta de atleta custa cerca de R$ 5.400 por mês. É à base de frango, legumes e batata-doce. Todas as terças, após o almoço (feito no micro-ondas de seu camarim na Record), Mion parte para ver a aula de lutas marciais do filho caçula, Stefano, 4.

De quimono, máscara e o escudo do Capitão América, o garoto se joga no tatame. "Stefano é louco pra ir na academia comigo. Ele até diz que quer ter um peitão que mexe, igual ao meu." O mais velho, Romeo, 8, faz aula, mas prefere mostrar ao pai uma imitação dos passos de dança do cantor Michael Jackson.

"Posso comer uma [batata] Ruffles, pai?", pergunta Romeo já no fim da aula. "Depois do treino, pode", diz Mion. "Quer chocolate? Esse é uma delícia!", oferece o apresentador à repórter.

E logo admite: "Tá bom, vai. Eu nunca comi. Mas todo mundo fala que é bom". Mion faz merchandising do doce em seu programa na TV Record. No Instagram, começou a fazer anúncio de uma marca de barras de proteínas, da qual se tornou "embaixador".


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