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Itaú Cultural muda modelo de patrocínio para projetos

Programa Rumos abandona áreas específicas e aposta em obras multidisciplinares

Instituto, que neste ano selecionou 104 propostas, investiu em fichas de inscrição com linguagem mais direta

GIULIANA VALLONE DE SÃO PAULO

Com a proposta de romper com o modelo tradicional de patrocínio no país, o Itaú Cultural anunciou nesta segunda-feira (26) os 104 projetos culturais selecionados pelo programa Rumos 2014.

Pela primeira vez, o instituto com sede em São Paulo deixa de selecionar iniciativas em áreas específicas, como artes visuais, música e audiovisual, para separá-las por modalidades de produção cultural: formação, divulgação de repertório, finalização.

Foram 15.120 projetos inscritos --segundo o instituto, um recorde para o programa, que completa 17 anos.

Os formulários de inscrição ganharam linguagem mais direta, o que, de acordo com o Itaú Cultural, ajudou a atrair mais projetos.

"O modelo de editais cumpre um papel limitado e vicia a demanda cultural. Por isso, decidimos diversificar", diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Serão destinados aos selecionados R$ 11 milhões (incluindo na soma os selecionados no Rumos Legado, que reedita projetos vencedores em outros anos).

O projeto Orquestra Brasileira de Fotografia, inscrito em categorias como produção de obra e publicação, com coordenação do fotógrafo Gilvan Barreto, foi um dos contemplados. Nove fotógrafos farão ensaios fotográficos que servirão de base para a criação de músicas e vídeos.

"A fotografia sempre viveu muito isolada, no máximo registrava as outras linguagens. Estou investindo nesse cruzamento de linguagens há algum tempo", afirma Barreto. "Os editais são muito segmentados, era difícil que alguém topasse essa ideia."

Entre os músicos confirmados no projeto estão o pianista João Donato, o cantor Siba e a banda Nação Zumbi.

Segundo Saron, a mudança de modelo também investe em formação, categoria que soma 23 projetos aprovados, e memória.

Entre os projetos selecionados, está, por exemplo, "Memória João das Neves - 50 anos de teatro brasileiro", que propõe a organização e disponibilização do acervo do dramaturgo, fundador do Grupo Opinião.


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