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Crítica

'Procurando Elly' é um exemplo do cinema coerente de Asghar Farhadi

INÁCIO ARAUJO CRÍTICO DA FOLHA

Às vezes falamos de "cinema iraniano" ou de "cinema argentino" como se fossem entidades fechadas. De certo modo, são mesmo: há experiências comuns que se refletem nas imagens produzidas em cada país. E mesmo o modo de produção interfere no conjunto dos filmes e em cada um em particular.

Ao mesmo tempo, existe aquilo que os autores têm a dizer. Assim, Asghar Farhadi é bem diferente de Abbas Kiarostami e não pode ser comparado a ele como autor.

Mas quantos podem? No entanto, vem construindo uma filmografia coerente, em que os problemas de família sobressaem.

"Procurando Elly" (Arte 1, 22h), de Farhadi, já é um prefácio dos seus "A Separação" ou "O Passado". Trata-se de família, de distância e, por fim, do desaparecimento de Elly durante um fim de semana na praia. É filme a ver.


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