Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Junho' chega hoje aos cinemas e à internet

Documentário da Folha estreia simultaneamente em 12 cidades do país e entra no catálogo do iTunes de 90 países

Filme de João Wainer apresenta imagens das ruas e depoimentos de manifestantes, jornalistas e intelectuais

DE SÃO PAULO

Estreia nesta quinta (5) o filme "Junho", uma produção da Folha que retrata a mobilização política que tomou conta das ruas no Brasil em junho do ano passado.

Numa iniciativa pioneira, o documentário chega simultaneamente a São Paulo, Sorocaba, Santos, João Pessoa, Rio, Salvador, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Tubarão (SC). Também está no catálogo do iTunes de 90 países.

Com direção do fotógrafo João Wainer e distribuição da O2 Play, "Junho" usa imagens feitas pela equipe do "TV Folha" durante as semanas de manifestações em São Paulo, Rio, Brasília e outras cidades brasileiras em junho de 2013.

A cobertura dos protestos recebeu o prêmio Esso de "Melhor Contribuição ao Telejornalismo", no ano passado.

Os assinantes da Folha poderão assistir gratuitamente ao filme no iTunes.

A estreia ocorre a uma semana do início da Copa, que virou alvo de ataques dos manifestantes. "Trata-se de um filme sobre um momento histórico, lançado às vésperas de outro momento histórico", diz Wainer. "É uma grande oportunidade para refletirmos sobre o que aconteceu".

Segundo Igor Kupstas, diretor da distribuidora O2 Play, nos Estados Unidos já é praxe lançar alguns filmes simultaneamente em cinemas e pelo iTunes, mas esta é a primeira vez que isso ocorre com um filme brasileiro.

"Junho' é um filme que merece ser visto na tela grande, as imagens do TV Folha' merecem esse destaque, mas ao mesmo tempo é um documentário que pode atingir um outro púbico potencial pela internet", diz Kupstas.

De olho na audiência estrangeira, no iTunes, "Junho" terá legendas em inglês, espanhol, francês e alemão.

"O filme reforça o desejo da Folha de levar a todo tipo de público conteúdo de qualidade, com a marca do jornal e o talento de seus profissionais, não importa a plataforma ou o formato", diz Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal.

O filme traz o relato da repórter da Folha Giuliana Vallone, ferida no olho direito por uma bala de borracha.

Além das imagens das ruas, "Junho" traz depoimentos de manifestantes, jornalistas e intelectuais, como Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Bruno Torturra, Marcos Nobre, Demétrio Magnoli e Juca Kfouri e representantes da polícia, entre outros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página