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Marilyn Monroe vive alpinista social em filme da Coleção Folha

Atriz procura um homem rico em 'Como Agarrar um Milionário'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Marilyn Monroe (1926-1962) rouba a cena em "Como Agarrar um Milionário", filme incluído no sétimo volume da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema, que vai às bancas no domingo (29).

Ela interpreta a modelo Pola, que, ao lado das amigas Loco e Schatze (vividas por Betty Grable e Lauren Bacall, respectivamente), tenta achar um bom homem --um homem rico, leia-se-- que as carregue e sustente.

A arapuca é montada em um apartamento luxuoso na ilha de Manhattan, na cidade de Nova York, que as três alugam para tentar passar uma boa impressão.

Na busca do golpe do baú perfeito, Marilyn provoca muitas risadas no papel da bela mulher loira que, sem os óculos, não consegue dar dois passos sem tropeçar ou se confundir, de tão míope que é. Como imagem é tudo, ela nunca usa os óculos e a confusão é recorrente.

"Marilyn rouba a cena. Como Charles Chaplin e Buster Keaton, ela transforma a inabilidade em gag' e semeia a desordem", escreve o crítico de cinema da Folha Cássio Starling Carlos.

O filme tem a direção de Jean Negulesco e foi um dos dois de 1953 em que Marilyn encarnou uma alpinista social. Naquele ano, também foi produzido "Os Homens Preferem as Loiras", de Howard Hawks.

O diretor venceu um Oscar em 1975 pelo conjunto da obra, que inclui "Levada da Breca" (vol. 1 da coleção) e "Scarface - A Vergonha de Uma Nação", refilmado por Brian de Palma em 1983, com roteiro de Oliver Stone e Al Pacino de protagonista.

A parceria de Hawks e Marilyn contém a inesquecível canção "Diamonds Are a Girl's Best Friend".

Na cena, uma Marilyn de vestido e luvas rosa-choque, carregada por um grupo de homens de terno, começa a construir seu caminho rumo ao posto de maior símbolo sexual já criado em Hollywood.

Papel que consolidaria, sob a direção de Billy Wilder, em "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959).

"Ela tinha uma qualidade que ninguém mais exibira na tela, à exceção de [Greta] Garbo. Absolutamente ninguém." Palavras de Wilder sobre a loira eterna.


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