Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) marco.almeida@grupofolha.com.br

Fórum político

O Fórum das Letras, evento literário realizado em Ouro Preto (MG), terá um foco mais político nesta sua décima edição. Com o tema "Escritas em Transe", vai reunir escritores reconhecidos pelo ativismo. Dois convidados internacionais já estão confirmados. O dramaturgo, poeta e romancista Koulsy Lamko, nascido na Chade (África) e hoje residente no México, comenta exílio e genocídios em solo africano em suas peças, encenadas na Europa e no Canadá. Outro convidado é o poeta iraniano Mohsen Emadi, também exilado no México por conta de fortes críticas ao governo de seu país. Ambos virão ao Brasil com apoio do Icorn, instituto sediado na Noruega que acolhe e protege escritores perseguidos no mundo todo. Entre os convidados brasileiros, um dos temas será os 50 anos do golpe militar. Participarão dos debates os jornalistas Paulo Markun, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura. O Fórum das Letras acontece entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro.

GULLAR NA ABL

O poeta e colunista da Folha Ferreira Gullar vai se candidatar à vaga de Ivan Junqueira, morto na última quinta (dia 3), na Academia Brasileira de Letras.

Ter Gullar na ABL é um sonho antigo de grande parte dos escritores da academia. Nos últimos dois dias Gullar recebeu diversas ligações de amigos tentando convencê-lo a participar da disputa.

"Depois de tantos anos, cansei de dizer não. O fato de disputar a vaga que era do Ivan, um querido amigo, me tocou", diz Gullar.

As inscrições para a vaga da ABL começam na próxima quinta (dia 10). As eleições ocorrem em outubro. Acadêmicos dão como certa a vitória de Gullar.

JOYCE PARA AS CRIANÇAS

"Os Três Macaqueiros de Zurique", conto infantil de James Joyce, sai em agosto pela editora Iluminuras. A história surgiu de uma carta que Joyce escreveu ao neto, descrevendo uma visita ao zoológico.

A tradução é de Dirce Waltrick do Amarante, que já verteu para o português dois livros infantis do escritor: "Os Gatos de Copenhague" e o "Gato e o Diabo". A ilustração e o projeto gráfico dos três infantis do autor de "Ulysses" são de autoria de Michaella Pivetti.

A Dama do Crime

Fãs de literatura policial não têm do que reclamar neste ano. Em abril, a Companhia das Letras começou a reeditar os livros de Georges Simenon (1903-1989).

Agora Agatha Christie (1890-1976), o maior sucesso comercial do gênero, ganha novas edições. A Globo Livros lança em uma só tacada oito títulos: "O Misterioso Caso de Styles" (primeiro romance da autora), "E não Sobrou Ninguém" (anteriormente editado como "O Caso dos Dez Negrinhos"), "Os Cinco Porquinhos", "O Assassinato de Roger Ackroyd", "Os Relógios", "Três Ratos Cegos e Outros Contos", "Assassinato no Campo de Golfe" e "O Adversário Secreto".

Já a Nova Fronteira lança, em capa dura, "A Mansão Hollow", "Assassinato no Expresso do Oriente", "Morte na Mesopotâmia", "Morte no Nilo", "Os Elefantes não Esquecem" e "Um Corpo na Biblioteca". Parte da obra de Agatha Christie no Brasil também é editada pela L&PM.

-

Greve Sebos de todo país pretendem, nesta terça (8), retirar seus acervos do Estante Virtual por 24 horas, em protesto contra o aumento das taxas do portal. No começo de junho, 140 sebos retiraram, também por um dia, 3 milhões de obras do site.

Amazônia A "Revista de História da Biblioteca Nacional" deste mês traz ensaio sobre "Um Paraíso Perdido", texto de Euclydes da Cunha sobre viagem à Amazônia, em 1904. O autor de "Os Sertões" comentou a grandiosidade e o abandono da região.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página