Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

TUDO AZUL

A operação "los hermanos" em São Paulo é considerada um sucesso pela diplomacia da Argentina. Em dois jogos da seleção do país na cidade, contra a Suíça e contra a Holanda, só dez incidentes foram registrados --e nenhum deles de violência grave. No total, 11 argentinos que vieram a SP tiveram que deixar o Brasil. O município recebeu cerca de 50 mil torcedores da nação de Messi e Di María.

AZUL 2
Dos 11, nove foram flagrados pela polícia com ingressos que compraram de cambistas brasileiros. Outros dois eram "barra bravas", torcedores violentos que não poderiam ter viajado ao Brasil, pelo acordo do país com a própria Argentina.

AZUL 3
Entre as operações delicadas dos dias de jogos, o cônsul argentino em SP, Agustín Molina, cita a escolta, pela polícia de SP, de quatro ônibus que traziam familiares dos jogadores da seleção argentina. "Eram pais, mães, mulheres, filhos, cachorro, papagaio", diz. E nada poderia ocorrer que transtornasse um dos craques antes da partida.

EXEMPLO
Molina diz que o Brasil foi "excepcional, exemplar" na organização da Copa e que isso trará benefícios "a toda a América do Sul". "Os brasileiros não podem deixar a árvore, ou seja, a derrota, encobrir o bosque, que foi a capacidade de organizar um Mundial de forma tão competente quanto a Alemanha."

EXEMPLO 2
Em SP, ele diz que a paz reinou graças "ao empenho do secretário de Segurança, Fernando Grella, à vice-prefeita, Nádia Campeão, e ao secretário de Relações Internacionais da prefeitura, Leonardo Barchini", que se envolveram na logística para recepcionar milhares de torcedores e autoridades da Argentina na cidade.

VOU DE TREM
O Expresso da Copa, serviço da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que partia da estação da Luz com destino ao Itaquerão, levou mais torcedores do que o metrô em três dos seis jogos na arena. Os vagões transportaram em média 2.000 passageiros a mais nos dias de Uruguai x Inglaterra, Coreia do Sul x Bélgica e Holanda x Argentina. O expresso chegava à estação Itaquera, e o metrô também ia até a Artur Alvim.

PRÓXIMA ESTAÇÃO
"Os sistemas deram conta do recado", diz Raquel Verdenacci, coordenadora do Comitê Paulista da Copa. Nas seis partidas, a CPTM transportou 171 mil e o metrô, 174 mil torcedores.

EM CASA
Após arrecadar R$ 1,2 milhão em seu primeiro gala em São Paulo, a BrazilFoundation prepara seu 12º baile em Nova York. O evento beneficente está marcado para 18 de setembro, no David Koch Theater, no Lincoln Center.

-

EQUILÍBRIO DISTANTE

A atriz Mariana Ximenes esteve na abertura das mostras "Tocata e Fuga - Poemas Abstratos", do mexicano Felipe Ehrenberg, e "Coletiva Residentes", de Felippe Moraes, Alan Fontes e Ramonn Vieitez, anteontem, na galeria Baró. A proprietária do espaço, Maria Baró, recebeu no local o designer e colunista da Folha Guto Requena, a sommelière Daniela Bravin e a chef Lourdes Hernández-Fuentes, mulher de Ehrenberg.

BRINDE FRANCÊS

O empresário Gabriel Cury fez jantar em sua casa, no bairro Cidade Jardim, para Pierre-Emmanuel Taittinger e seu filho, Clovis, da marca de champanhe Taittinger. O encontro, na quarta (9), reuniu convidados como a apresentadora Giovana Gasparini e a estilista Adriana Caruso. O cônsul da França em SP, Damien Loras, também passou por lá.

TURISMO DE EVENTOS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu homenagem da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, presidida por Sergio Pasqualin. A empresária Chieko Aoki, que integra a entidade, e o vice-presidente do Expo Center Norte, Roberto Baumgart, foram ao evento.

-

CURTO-CIRCUITO

A Festa do Maravilha tem shows de Anitta, Valesca Popozuda e Mumuzinho. Hoje, na Audio SP. 18 anos.

O artista Andrei Thomaz abre exposição hoje na galeria Blau Projects, na Vila Madalena, às 12h.

O projeto beneficente Abraço faz hoje a festa Abraçolândia, às 13h, no estádio do Canindé. Livre.

"Tarja Branca" será exibido hoje no Cine Direitos Humanos, às 11h, no shopping Frei Caneca. Grátis. Livre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página