Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bachiana faz concerto popular e gratuito

Orquestra apresenta repertório com obras de Beethoven, Bach e Haydn no Teatro CIEE

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

O maestro João Carlos Martins já sabe que no concerto desta segunda-feira (14), no Teatro CIEE, será abandonado no palco. Pouco a pouco, os integrantes da Bachiana Filarmônica Sesi - SP deixarão seus postos, antes mesmo de a música terminar.

Não se trata de um protesto, mas sim da apresentação da "Sinfonia nº 45 em Fá Sustenido Menor, a Despedida", de Joseph Haydn (1732-1809), uma das obras que a orquestra executa nesta segunda, a partir das 19h30, na apresentação com entrada gratuita.

Além de Haydn, outros dois compositores conhecidos terão suas obras tocadas: Beethoven (1770-1827), que terá a sua "Sinfonia nº 4" abrindo o programa, e Bach (1685-1750), com seu "Concerto para 2 Violinos".

João Carlos Martins explica que, na sinfonia da "Despedida", cada integrante da orquestra fica com uma lâmpada em sua estante.

No último movimento, eles começam a sair em pequenos grupos, e cada um que deixa o palco apaga sua lâmpada.

"No fim, só ficamos eu e dois violinistas", diz Martins. Os dois instrumentistas depois apagam suas luzes e o maestro desliga a sua caneta, iluminada na ponta.

A apresentação vai juntar no palco pai e filho violinistas. Ênio Antunes, 50, e Yuri Santos, 16, serão os solistas do "Concerto para 2 Violinos" de Bach, a segunda música do programa.

Antunes criou um método de ensino para instrumentos de cordas usado em atividades educativas da Fundação Bachiana em parceria com o Sesi. Yuri, que hoje estuda nos EUA, foi seu aluno.

No palco, porém, pai e filho terão desafios iguais. "Os dois violinos têm responsabilidades idênticas, como se fossem duas vozes, um contralto e um soprano", diz Antunes.

MISSÃO

Depois de reger as peça de Beethoven, Bach e Haydn, Martins tocará três músicas ao piano: "Ladies in Lavender", do britânico Nigel Hess, feita para piano e violino, o segundo movimento do "Concerto nº 21", de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e "Libertango" de Astor Piazzolla (1921-1992).

O maestro, que tem os movimentos limitados nas mãos, usará apenas três dedos na apresentação: o polegar da mão direita e o polegar e o indicador da mão esquerda.

"Superação é uma palavra que já encheu a paciência de todo mundo. No meu caso, não é mais superação, é obrigação. Minha missão é levar a música até o final da vida", diz Martins.

BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
QUANDO nesta segunda (14), às 19h30
ONDE Teatro CIEE, r. Tabapuã, 445, tel. (11) 3040-6541
QUANTO grátis (inscrições pelo site www.ciee.org.br)
CLASSIFICAÇÃO 8 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página