Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

Fernanda Montenegro

"A GENTE VAI SE BEIJAR!", AVISA ATRIZ SOBRE CASAL GAY NA TV

Antes de apresentar o longa "Infância" na 6ª edição do Festival de Cinema de Paulínia, no fim de semana, Fernanda Montenegro, 84, falou sobre seu próximo papel na TV, em que formará um casal lésbico com Nathalia Timberg. E diz que a "bruxa está solta", ao comentar as mortes de Ariano Suassuna, autor de "O Auto da Compadecida", em que fez Nossa Senhora, e também de Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro.

-

Folha - O que sentiu com a morte de Ariano Suassuna?
Fernanda Montenegro - É um momento assustador. No caso do Suassuna, é uma falha do destino. Sabemos que um dia todos temos que ir embora, mas a gente nunca acha que é a hora diante de uma pessoa como ele, um grande escritor, da dimensão de um Euclides da Cunha. Tive a chance de fazer "O Auto da Compadecida", um documento que fica guardado. Também teve o [João] Ubaldo e o Rubem Alves"¦ É muito triste. A bruxa está solta.

Fernanda Torres, sua filha, conta que João Ubaldo disse a ela que o mundo da literatura é muito violento. A senhora também a aconselhou?
Nunca dei conselho a filho nenhum. Cada um faça da vida o que quiser, conforme o estímulo que tiver na hora. Eu fico do lado, mas não me meto nessas zonas. Raramente, só se me pedem muito. Cada um tem seu caminho. Jamais direi: Não faça isso'.

O que achou da Copa?
Eu só vi dois jogos e foi um sofrimento. Ia dar nisso, né? Em termos de elenco [qualidade da seleção]. Mas o Brasil passou na prova. Não vamos também querer tudo, compreende?

Como será fazer um casal gay na próxima novela de Gilberto Braga, em 2015? Vai ter beijo?
Já teve todo tipo de casal gay, agora são duas mulheres de 80 anos que vivem um casamento. Um casal assim já beijou muito na vida, então não vai ter essa expectativa. Mas já estou avisando que a gente vai se beijar! Mas não é mais aquela coisa de vai ter língua, não vai ter língua'! Já passamos da fase de sedução. Será a história de um par na vida, enfrentando o melhor e o pior.

O que pensa da retomada do polo cinematográfico de Paulínia?
Rico como o Estado de São Paulo é, ele precisa ser um produtor dessa indústria. Paulínia já teve uma experiência com resultados. Uma cidade que tem um teatro como este e também mão de obra, precisa ser aproveitada. Estou feliz pela oportunidade de participar junto com o Domingos [Oliveira, diretor de "Infância"], na inauguração dessa nova fase.

Como é ter uma recepção tão calorosa como esta aqui?
É interessante e comovente ver que os jovens me acompanham. São vários tipos de pessoas e idades nas plateias das minhas peças. Isso é maravilhoso.

-

ROUANET PÓSTUMA

O MinC (Ministério da Cultura) autorizou a captação de R$ 1,5 mihão para a peça que José Wilker pretendia dirigir em comemoração aos seus 50 anos de carreira. O ator, que morreu em abril, apresentou a proposta para financiamento via Lei Rouanet em janeiro e a aprovação saiu no último dia 16. O projeto foi inscrito pela M.I. Produções Artísticas, em nome de Wilker e seu sócio Cláudio Rangel.

PÓSTUMA 2
Wilker adquiriu os direitos do espetáculo "Sangue", do dramaturgo sueco Lars Norén. Planejava produzir e dirigir a peça que teria José de Abreu e Eliane Giardini encabeçando o elenco. "Já estávamos com patrocínio praticamente certo, mas era um projeto muito personalístico e acabou morrendo com o Zé", afirma Abreu. O sócio de Wilker chegou a procurar o ator para saber se ele teria interesse em renegociar os direitos da peça. De mudança para Paris, Abreu não topou.

PÓSTUMA 3
O MinC diz que o projeto foi analisado pelo fato de estar em nome da produtora, "que continua oficialmente em atividade". Procurado pela coluna, Rangel não respondeu até a conclusão desta edição.

LISTA
Ao contrário da expectativa geral, Lula não deve comparecer à inauguração do Templo de Salomão, a nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus, nesta quinta.

-

Os organizadores do evento se limitaram a convidar políticos no exercício do cargo, como governadores e a presidente Dilma Rousseff.

ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
Aumentou a busca dos paulistanos por financiamento em julho, segundo pesquisa da FecomercioSP com 2.200 pessoas que será divulgada hoje. O interesse cresceu 4,6% em relação a junho. Para o órgão, a alta é resultado da oferta de novas linhas de crédito, mas também está ligada ao baixo nível de poupança das famílias.

PALHAÇO
Entidades brasileiras de defesa da infância e do consumidor --entre elas, Instituto Alana, Associação Proteste e Idec-- apoiam um manifesto internacional contra o McDonald's que será enviado à empresa hoje. Os grupos questionam o CEO da rede, Don Thompson, por ter dito que "não põe Ronald [McDonald] em escolas". Segundo ONGs, o personagem visita salas de aula nos EUA e no Brasil.

PALHAÇO 2
O programa que leva o símbolo da marca para shows em escolas é investigado pelo Ministério Público. Ativistas temem que a ação influencie hábitos alimentares das crianças. Em nota, o McDonald's confirma que "escolas, pais e professores nos convidam para eventos". O personagem, segundo a rede de fast food, fala sobre "temas educativos".

-

MERGULHO CULTURAL

Os artistas plásticos Speto e Beatriz Chachamovits estiveram na abertura da exposição "Swimming Pool", do argentino Tec, na galeria Choque Cultural. A arquiteta Mariana Martins, uma das sócias do local, recebeu ainda a escritora e colunista da Folha Clarice Reichstul e a fotógrafa Marina Bitten, no fim de semana. A mostra fica aberta ao público até 6 de setembro.

-

CURTO-CIRCUITO

O Ciam promove sessão da peça "A Velha", com renda para seus projetos, hoje à noite, no Sesc Pinheiros.

Carlos Vergara abre exposição hoje em Pinheiros.

O projeto Pimp My Carroça lança o Pimpex, iniciativa para espalhar o movimento pelo país. Hoje, no MAM.

A Rosa Chá inaugura loja no shopping JK Iguatemi.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página