Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Soprano 'por acaso', Natalie Dessay canta na Sala São Paulo

Famosa por óperas, francesa entoa poemas clássicos de seu país na segunda e na terça

RAFAEL GREGORIO DE SÃO PAULO

"Sou uma atriz que por acaso canta", diz Natalie Dessay, 49. De Paris, a soprano falou à Folha sobre os recitais que faz na segunda (4) e na terça (5) na Sala São Paulo, parte da série Mozarteum Brasileiro.

Com o barítono Laurent Naouri, seu marido, e o pianista polonês Maciej Pikulski, Natalie entoará adaptações de poemas como "Clair de Lune", de Verlaine, e "Invitation au Voyage", de Baudelaire.

Notória pela carga dramática e pela técnica, ela visita o Brasil pela primeira vez. Em 30 anos de carreira, são cerca de 40 discos, entre solos de Mozart e Handel e parcerias.

Nascida em Lyon, Natalie estudou balé até a adolescência, quando, "por não ter talento", voltou-se ao teatro. Foi assim até ingressar em um conservatório e ser convocada para o coro do Théâtre du Capitole, em Toulouse. Aos 20 anos, vislumbrou outra trilha.

Venceu prêmios em Paris e em Viena e cantou no Metropolitan Opera de Nova York antes de se celebrizar como a Rainha da Noite na peça "A Flauta Mágica", de Mozart.

Habituada a cantar com orquestras, Natalie admite o temor pelo palco ermo: "É menos desafiador na voz, mas difícil em autoconfiança e refinamento. Artista e texto nus".

RIO-PARIS

Em 2013, ela se despediu das óperas. "Não me vejo cantando Romeu e Julieta' pelo resto da vida. Seria ridículo".

Por ora ela mira projetos como o disco "Rio-Paris", lançado em maio, que a apresentou a Tom Jobim, Egberto Gismonti e Heitor Villa-Lobos. As canções, porém, não têm presença garantida. "Talvez um dueto com Laurent no bis", arrisca Natalie, que pode voltar ao Brasil em 2015 com o pianista francês Michel Legrand.

Sua cantora favorita aqui é Elis Regina, "que me faz chorar". E qual a importância disso? "Toda. Nossa tarefa é bater no estômago da plateia".

NATALIE DESSAY
QUANDO segunda (4) e terça (5), às 21h
ONDE Sala São Paulo, pça. Júlio Prestes, 16; tel. (11) 3223-3966
QUANTO R$ 90 a R$ 280 no site www.ingressorapido.com.br
CLASSIFICAÇÃO Livre


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página