Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filme filipino leva grande prêmio de Locarno

Longa de Lav Diaz tem mais de 5 horas; brasileiro Gabriel Mascaro ganha menção honrosa

DE SÃO PAULO

O cineasta filipino Lav Diaz ganhou no sábado (16) o Leopardo de Ouro, principal prêmio do 67º Festival de Locarno, pelo filme "From What Is Before" ("Mula Sa Kung Ano Ang Noon").

Com mais de cinco horas de duração (338 minutos) e apenas US$ 46 mil de orçamento, o longa relembra as Filipinas à beira da lei marcial de Ferdinando Marcos.

Homenageado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2013, que exibiu a retrospectiva de sua carreira, Diaz é conhecido por seus filmes independentes, longos e em preto e branco.

Na ocasião, foram exibidos 12 de seus filmes, desde um documentário de 70 minutos até uma saga de 11 horas.

O Prêmio Especial do Júri ficou com o norte-americano "Listen Up Philip", de Alex Ross Perry, que conta a história de um escritor egocêntrico em crise com a namorada e a cidade de Nova York.

O brasileiro "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro, ficou com a menção honrosa do júri do festival suíço, presidido pelo documentarista Gianfranco Rosi e com a presença da atriz Alice Braga.

"É mais que uma honra sair com uma menção especial de um festival que apostou em filmes arriscados e dividiu este risco junto com os realizadores", declarou Mascaro, após receber o prêmio.

"Ventos" conta a história de um pesquisador de som de ventos alísios que desembarca em uma pacata vila de pescadores e muda a rotina de um casal que vive no local.

Depois de Locarno, o filme será exibido no Festival de Brasília, que acontece no mês de setembro.

A estreia no Brasil deve acontecer até o fim do ano, segundo a produtora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página