Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

'POR QUE VOTAR NA MARINA?'

"Acho que a gente tá cansado de promessas, da corrupção, da incapacidade, de interesses outros que não são os da população. Eu não corroboro com a postura de Isso aqui tá muito ruim, vou embora, vou pra Miami, e dane-se o Brasil, dane-se o povo, a economia'."

-

Foi dessa maneira que Rosangela Lyra, 49, presidente da Associação de Lojistas dos Jardins, abriu o encontro que promoveu na noite de terça entre representantes da elite paulistana e profissionais liberais ("tem gente que veio de metrô, de ônibus") com dois dos coordenadores da campanha de Marina Silva à Presidência, Walter Feldman e Bazileu Margarido, e o representante da Rede Sustentabilidade Lucas Brandão.

-

Na plateia de cerca de 70 pessoas estavam Ana Paula Junqueira, a empresária Bia Aydar e as donas das grifes Ornare, Lita Mortari e Tigresse. "Foi uma galera bem interessada. Todo mundo ali ama o país. Riscamos o deixe-o da frase Brasil, ame-o ou deixe-o'. Essa coisa de dane-se, vamos morar em Miami, tá errado." A anfitriã lançou nas redes sociais as hashtags #nãofujo, #nãomeomito #ficoporqueacredito.

-

Ao longo da conversa, Rosangela, que se vestiu só com marcas "made in Brasil" e uma camiseta com a bandeira nacional, elegeu 12 questões, entre elas "Por que votar na Marina?". "As perguntas tavam ótimas, não tavam?", indagava na manhã seguinte a ex-diretora da Dior e sogra do jogador Kaká.

-

Em resposta à questão principal, ela disse à coluna: "Vou votar na Marina. Ela quer a mudança que todos almejamos e não sabemos onde tá nem como fazer. E ela sabe". De onde vem a certeza? "Ela tá com uma equipe sólida. Feldman encantou a todos nós. O encanto dele pela Marina ele transferiu pra gente."

-

Como derrotar Dilma? "Não sei. Marina tem pouco tempo, menos dinheiro." Sobre os adversários, é categórica. "Aécio é um pouco mais do mesmo. E Dilma? Basta. Não somos contra ela e o PT, mas contra a ineficiência e a incompetência."

-

Aborto e religião entraram na pauta. "Marina é contra o aborto, a favor da lei como está hoje. Sou católica e o meu receio da descriminalização é que você banalize e a mulher passe a ir ao dermatologista, ao cabeleireiro e dê uma passadinha na clínica [de aborto]."

"Essa coisa de dane-se o Brasil, vamos morar em Miami, tá errado"
ROSANGELA LYRA

PROCURANDO SABER

Oito das 12 perguntas para esclarecer as dúvidas da elite sobre Marina Silva

1 - O agronegócio é a principal fonte de renda do Brasil. Como Marina equalizará os ideais verdes de preservação com essa realidade econômica?

2 - O PT empregou dezenas de milhares de pessoas no serviço público. Marina fará uma limpeza pelo bom funcionamento da máquina?

3 - Marina defende os conselhos populares? Esse excesso de democracia poderia criar mais problemas para a própria democracia?

4 - Caso eleita pelo PSB, Marina se mudará para seu partido, a Rede Sustentabilidade, em pleno exercício da Presidência?

5 - Em 2010, Marina não apoiou Serra nem Dilma no segundo turno. Hoje, ela apoiaria Serra? E, se ficar em terceiro, apoiará Dilma ou Aécio?

6 - União homossexual, criminalização da homofobia: o que de fato o partido e Marina apoiam? E quanto à descriminalização do aborto?

7 - Uma das maiores dificuldades do empresário é a taxa de juros. Como esse problema será resolvido com um Banco Central independente?

8 - Escândalo Petrobras: convivemos na última década com casos de corrupção jamais vistos. Como combater essa corrupção endêmica e viral?

-

SER OU NÃO SER

O PSB pode fazer mudanças na equipe que cuida do marketing da candidata Marina Silva caso ela passe, como indicam as pesquisas, para o segundo turno das eleições.

SER OU NÃO SER 2
Dirigentes da legenda consideram que o grupo precisa ser "turbinado" e que a campanha na televisão também precisa melhorar.

SER OU NÃO SER 3
Uma das constatações é a de que Dilma Rousseff, por ser governo, tem material de sobra para rechear o tempo de TV do segundo turno (cada uma terá direito a dez minutos) com obras de sua gestão. Já a equipe de Marina precisaria quebrar a cabeça, já que discursar por tanto tempo seguido sobre propostas para o futuro seria "suicídio" para qualquer político, por mais carismático que seja.

VÉU
José Dirceu pedirá transferência para o regime aberto em outubro. Caso a Justiça autorize, ele então cumprirá a promessa que fez a Simone Pereira, namorada e mãe de sua filha caçula: casará de papel passado.

NA REDE
Com 43 pontos de acesso instalados, a Prefeitura de SP bateu a previsão do plano de metas para a oferta de internet em locais públicos, que era de 42 até 2016. "Seria uma área conectada por subprefeitura e mais dez no centro, mas agora ampliamos para uma por distrito", diz o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, que planeja chegar a 120 pontos até outubro. "As pessoas usam mais as praças, o que aumenta a convivência e combate vandalismo e violência."

MÃO NO BOLSO
O índice de intenção de consumo das famílias na capital paulista atingiu no mês passado o menor valor desde agosto de 2009, quando a FecomercioSP iniciou a medição. Foi também a sexta queda seguida da taxa, que chegou a 107,9 pontos --13,5% menor que a registrada em janeiro. Para a entidade, o cenário mostra consumidores inseguros com o futuro.

MENINA CINQUENTONA
Mafalda, a personagem do argentino Quino que completa 50 anos, vai ganhar exposição na Praça das Artes, no centro, em dezembro. O cartunista será convidado para a abertura da mostra, que faz parte do programa Circuito SP, da Secretaria Municipal de Cultura. "O Mundo de Mafalda", com desenhos originais, reproduções de cenários e vídeos, estreou em Buenos Aires e já passou por México, Chile e Costa Rica.

NA TELONA
"Pizza me Mafia", média-metragem que Tom Cavalcante produziu e no qual atuou em Los Angeles, recebeu menção honrosa no SamoIndie, festival de cinema independente de Santa Monica, na Califórnia. "É o tipo de reconhecimento que mostra que estamos no norte certo", diz o humorista, que se divide entre o Brasil e os Estados Unidos, e acaba de assinar contrato para um programa no Multishow.

-

CONEXÃO RIO-SP

A pré-estreia de "Rio, Eu te Amo" em São Paulo reuniu atores e diretores que participaram da produção do filme, anteontem, no shopping JK Iguatemi. Marcelo Serrado e Laura Neiva passaram por lá, assim como os cineastas Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e a libanesa Nadine Labaki, que assinam três das dez histórias que compõem o longa. Os empresários Luiza Helena Trajano e João Paulo Diniz foram ao evento, que contou ainda com a presença da artista Adriana Varejão e do produtor Pedro Buarque de Hollanda.

-

CURTO-CIRCUITO

Russo Passapusso faz show hoje, às 21h, no Sesc Vila Mariana. 12 anos.

Marcelo Rosenbaum recebe convidados hoje à noite, no A Balsa, para assistir à estreia de seu programa no GNT, "Decora".

O cineasta Marcelo Galvão participa no Canadá, a partir de hoje, de feira de negócios do setor.

Arnaldo Jabor fala sobre futuro do Brasil, hoje, no Encontro das Empresas de Asseio e Conservação, em Campos do Jordão.

A designer Samara Costa celebra aniversário hoje no Espaço Jardim Paulista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página