Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

3 anos depois, Globo muda 'JN' de novo

Emissora anuncia Renata Vasconcellos no lugar de Patrícia Poeta na bancada do principal telejornal do país

Segundo nota, troca era prevista, mas alteração no programa, cuja audiência caiu 20%, causou surpresa na TV

KEILA JIMENEZ COLUNISTA DA FOLHA

O "Jornal Nacional" terá uma troca relâmpago em sua bancada: apenas três anos após assumir o comando do noticiário, ao lado de William Bonner, Patrícia Poeta, 37, vai deixar o cargo.

É uma passagem rápida, com saída inesperada, uma vez que os âncoras do "JN" costumam ter longevidade na função. Assumirá a cadeira Renata Vasconcellos, 42, que deixa o "Fantástico" para apresentar o "JN". A troca ocorrerá em 3 de novembro.

As mudanças foram divulgadas nesta segunda (15) em comunicado oficial assinado pelo diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, e pelo diretor de Jornalismo e Esporte, Ali Kamel. O anúncio ao público seria feito na noite desta segunda (15), durante o telejornal.

O comunicado informa que Patrícia Poeta, há quase 15 anos no jornalismo da emissora, deixa os cargos de apresentadora e editora-executiva para se dedicar, nos próximos meses, a um novo projeto na área de entretenimento.

A Folha apurou que um dos projetos da âncora envolve um novo programa vespertino na Globo, diário e ao vivo, que mistura jornalismo e entretenimento e entrevistas emocionais ao estilo da apresentadora americana Oprah Winfrey. Outra opção é comandar uma nova versão do "Você Decide", que está sendo produzida na Globo.

Sendo assim, Poeta seguirá o mesmo percurso que a sua antecessora, Fátima Bernardes, que deixou a bancada do "JN" após 13 anos para comandar um programa de entretenimento na emissora.

SURPRESA

Na nota oficial, Poeta diz que o prazo para deixar o telejornal foi decidido à época do convite para o "JN". "Acreditava, então, que estar na bancada do mais importante telejornal brasileiro seria uma experiência única, enriquecedora, algo que me aprimoraria de uma maneira sem igual. Foi exatamente o que aconteceu."

A verdade é que, internamente, a mudança no jornalismo da Globo pegou muita gente de surpresa.

Os planos de Poeta de migrar para o mundo dos apresentadores do entretenimento, com salários mais abastados e merchandising, são reais, mas foram antecipados.

Poliana Abritta, que acaba de chegar de Nova York, onde seria correspondente da Globo, função que mal chegou a assumir, nem alugou ainda um apartamento no Rio e já foi comunicada de que será a nova apresentadora no "Fantástico", no lugar de Vasconcellos.

A correria na dança de cadeiras do jornalismo da Globo pode ter sido motivada pela audiência.

Desde que Poeta assumiu a bancada do "JN" no final de 2011, o noticiário perdeu 25% de seu ibope na Grande São Paulo, passando de 32 pontos de média, para 25,9 pontos em 2013 e 24 pontos em 2014 (até agosto). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

A perda de audiência do noticiário no país, nesse período, foi de cerca de 20%. O "Jornal Nacional" registrou em 2011 média de 32,7 pontos e vem marcando atualmente média de 26 pontos (até agosto). Cada ponto de audiência equivale a 217 mil domicílios no país. É uma queda grande, que preocupa a emissora.

Prestes a dizer adeus ao "Fantástico", Renata Vasconcellos era candidata forte ao comando do "JN" em 2011, quando Fátima Bernardes saiu. Na época, comentava-se no jornalismo da Globo que Poeta ficou com a vaga por ser querida do público e, sendo mais jovem, por poder ficar mais anos na função.

Eis que Vasconcellos, um dos rostos mais belos do telejornalismo, assume o posto. Ela começou na GloboNews e, por 11 anos, foi âncora do "Bom Dia Brasil", ao lado de Renato Machado e de Chico Pinheiro. Estava no "Fantástico" desde outubro de 2013. Outra passagem relâmpago pela atração, que passou por grande reforma recentemente e também sofre para estancar a perda de audiência.

"Sou jornalista por formação e vocação. Todos esses anos na GloboNews, no Bom Dia Brasil' e no Fantástico' me deram a certeza de que o telejornalismo é o que me atrai, é a minha paixão, é o que sei fazer", disse Renata.

'FANTÁSTICO'

É curioso a Globo modificar toda a revista dominical nas mãos de Renata e Tadeu Schmidt e passá-la, meses depois, às mãos de Abritta.

A nova âncora do dominical tem 17 anos de Globo, a maior parte deles em Brasília. Uma de suas experiências como apresentadora foi com a série "Globo Mar". Poliana também é uma das âncoras do "Jornal Hoje" aos sábados, e eventualmente comanda o "Jornal da Globo".

"Vou estar ao lado do Tadeu, com quem fiz faculdade em Brasília, um amigo querido e antigo. Conheço toda a equipe do Fantástico' e isso, se não diminui a minha responsabilidade, ao menos me dá mais confiança para enfrentá-la. Estou honrada e imensamente feliz", disse Poliana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página